Vintage ou Retro?

Retrô, Vintage ou Antiguidade? 

Entenda as diferenças. Sim elas existem!

Computadores, tablets, smartphones, internet, wifi. Carros ultra modernos super velozes, e ainda temos os games.O  Século XXI iniciou nos bombardeando com as mais avançadas parafernálias tecnológicas já inventadas até aqui. Graças a isso, hoje podemos reviver o passado através do imenso registro histórico que temos ao alcance de um click. 

Oh my God!!! É tanta tecnologia que as vezes nem nos damos conta que em um passado nem tão distante assim, tudo isso não passava de especulações nas mentes pra lá de criativas de escritores e cineastas. Bem, então sejam bem vindos a nossa máquina do tempo que por mais moderna que pareça nos levará ha um só destino: o passado.
Para ingressarmos nesta maravilhosa viagem cheia de delícias, vamos primeiro entender as diferenças entre os estilos: retrô ou retro, vintage e antiguidade.

Antiguidade
A julgar pelo termo, percebemos que quando se fala  de Antiguidade logo pensamos em museus, artefatos históricos, relíquias sagradas, e tudo o que nos faça imaginar um passado distante exalando mofo e naftalina.
Vamos nos ater a definição Antiguidade neste blog para tudo o que tenha ao menos cem anos, seja nas artes, na moda ou na cultura de um modo geral.

Vintage
O termo tem a ver com a colheita de uvas, qualquer colheita ou produção de determinado período, ou seja, vint - relativo à safra de uvas e age à idade. 
Esse termo tem sido frequentemente usado nos últimos anos, dando nomes aos mais variados e inusitados segmentos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir o estilo de uma peça de roupa ou acessório pertencente a uma outra época onde os anos de 1920 a 1960 são tidos como referencia.
Podemos então definir vintage como tudo aquilo que retrata fielmente o passado sem influências modernas.

Retrô ou Retro
Trata-se de uma releitura, uma reprodução do vintage e clássico/antigo com influências modernas que ''caricaturiza'' o objeto, ou seja, é algo novo que remete a algo antigo sem comprometer os estilos e funções de ambas as épocas reproduzidas, o passado e o presente. 

Cíntia

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário