10 anos sem o criador do Batman



Hoje, dia 3 de novembro de 2018 é o dia do meu primeiro artigo aqui no Soul Retrô; mas, como sou meio nerd, há um fato mais importante que esse a ser lembrado: há 10 anos atrás (3 de novembro de 1998) morreu aos 83 anos, em Los Angeles, um dos ícones mais importantes para os nerds e geeks do seu tempo, Bob Kane.


Pra quem não conhece, Robert Kahn (seu verdadeiro nome) foi um dos principais criadores do Batman. Sim, o Batman! Algo que poucos sabem é que ele além de ser criador foi desenhista e roteirista. Ainda que Bill Finger tenha sido o escritor oficial do Homem-Morcego e Frank Foster tenha tido grande reconhecimento pela DC Comics na época, Bob Kane permanece até hoje com o título de “o criador do Batman”.

Além de criar o Batman, é dito que ele criou dois temidos do Batman: o Duas-Caras, Pinguim (apenas desenhou), Coringa (apenas aperfeiçoou a personalidade do personagem) e a Mulher-Gato.
Um fato interessante a ser lembrado para os retro-lovers é que a inspiração que Kane teve para a mulher gato foi a sex symbol – pouco lembrada – dos anos 1930 Jean Harlow; ele gostava do olhar felino da atriz.

Batman veio em sua época (anos 30 e anos 40) como um justiceiro e não como um herói super-poderoso. Kane o criou nos idos da 2ª Guerra, num contexto onde estava começando a cultura HQ; um tempo de terror, onde qualquer um que se levantasse pra fazer justiça – mesmo que esse fosse um sombrio Homem-Morcego – já dava esperanças de um mundo melhor.





Soul Retro

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário