Foi no Egito, o grande berço da civilização que nasceu a arte de elaborar perfumes por volta de 2.000 a.C., os faraós e os membros mais importantes da corte foram os primeiros a usa-los. Chegou a Europa durante o período do Renascimento ena França a partir do século XIV onde era grande o cultivo de flores que ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria, permanecendo desde então como o maior centro de pesquisas e comércio de perfumes.
Os Perfumes Clássicos que marcaram a história
A perfumista e curadora do Museu
do Perfume, Renata Ashcar, selecionou algumas das fragrâncias icônicas
que mudaram o rumo da história da perfumaria e permanecem como best
sellers das marcas até hoje. Confira a lista e conheça mais sobre
cada um.
CHANEL Nº 5
É um dos perfumes mais
conhecidos e que se tornou must have depois que Marilyn Monroe
declarou dormir nua, usando somente o Chanel Nº 5. Quando escolheu a
fragrância em 1921 - o 5º ensaio, daí o nome -, Coco Chanel estava
em busca de "um perfume de mulher com cheiro de mulher".
Ele foi o percursor da família floral aldeídica: o aldeído é um
ingrediente sintético que realça ainda mais os cheiros dos
ingredientes naturais e foi usado a primeira vez neste perfume.
GUERLAIN
Ele é o pai dos perfumes
orientais. "É dito que Jacques Guerlain criou esse perfume em
1925 para prestar homenagem à lendária história de amor de Mumtaz
e do imperador Shahjahan os jardins de Shalimar em Agra", conta
a perfumista. Shalimar é também o primeiro perfume a utilizar a
etil-vanilina, uma molécula química artificial, que imita a
baunilha com uma intensidade exagerada.
JOY DE PATOU
Jean Patou sobreviveu à crise
de 1929 devido ao tamanho sucesso desse perfume em 1930. Formulado
com 10.600 flores de jasmim e 28 dúzias de rosas, já foi o perfume
mais caro do mundo. Além das matérias primas raras, o frasco vinha
enfeitado com um fio de ouro.
DIOR
Esse perfume marcou para sempre
o estilo luxuoso de Dior e sua entrada na perfumaria. O primeiro
grande sucesso da marca foi lançado depois da guerra, em 1947, ao
mesmo tempo do estilo New Look, que imortalizou o estilista Christian
Dior. Uma verdadeira ode ao luxo e a feminilidade. O motivo do
sucesso? "As notas de Chypre de Coty e Vent vert de Balmain, que
acabavam de ser lançadas, foram a base para esta fragrância",
diz Renata Ashcar.
NINA RICCI
Um perfume que deveria traduzir
o sentimento de renascimento da paz no pôs guerra, em 1948. A
inspiração dele: Robert Ricci não poderia imaginar a vida sem um
sonho e descreve o verdadeiro espirito de Nina Ricci no perfume, que
representa a felicidade.
Opium by Yves Saint Laurent
Na época de seu lançamento, em
1977, tornou-se um objeto de desejo mundial. Ele foi criado para
concorrer com Shalimar e seduzir as jovens mulheres. "A
originalidade de Opium está no equilíbrio floral e o frescor na
saída deixando um rastro bastante quente e inebriante", diz a
perfumista. Lançada em 1977, a fragrância trouxe um lado envolvente
e sedutor à perfumaria e consagrou o patchuli como ingrediente
icônico da década.
SHISEIDO
Ele é um dos perfumes mais
inovadores dos anos 90 (foi lançado em 1992) e mudou o rumo da
perfumaria por introduzir o amadeirado nas fragrâncias femininas. Em
Féminité du Bois foi projetada a filosofia própria da marca
Shiseido: a introdução da espiritualidade oriental na cultura da
perfumaria ocidental. Ele é um perfume sensual inspirado em As Mil e
Uma Noites, com rastro de bálsamo e notas amaneiradas, como a
madeira de cedro.
ANGEL
Ele trouxe uma nova expressão
de sensualidade aos perfumes com seu lado mais adocicado e gourmand,
que até então só era expresso por ingredientes marcantes como
musk, por exemplo. A fragrância é inspirada nas lembranças
gustativas da infância de seu criador e mantém o mesmo frasco desde sua criação, em 1992. Suas notas de saída são leves e logo
revelam um coração gourmand de frutas e ao fundo o toque de notas
gustativas e orientais.
CK ONE
A Calvin Klein queria um perfume
unissex e, em 1994, criou uma colônia andrógina e particular que
democratizou a indústria de perfumaria. Ele tem notas cítricas e
uma nota de chá, além de especiarias sobre um fundo de musk. "Esse
perfume é o reflexo da globalização que tomou conta da humanidade,
numa embalagem descomprometida e uma fragrância singela. Nunca antes
um perfume havia feito tanto sucesso no mundo todo!", diz
Renata.
KRISKA by Natura
Esta linha, lançada em 1995,
marcou o fortalecimento da perfumaria brasileira e conquistou
fidelidade junto ao público feminino. Com caminho olfativo adocicado
e acento gourmand, se transformou na sexta maior marca de perfumaria
feminina no Brasil.
Anais Anais by LOréal' Paris
Criado em 1975, a Cacharel
licenciou a L'Oréal para criarde um perfume com seu nome. Em 1978
é feito o lançamento do Anais Anais de Cacharel, com a modelo
inglesa Kate Moss nas campanhas publicitárias, foi um grande
sucesso de vendas. Anais Anais é a expressão de uma emoção, tão
universal que se transformou na mais suave das fragrâncias femininas
e o mais jovem clássico.Um Boquet de flores brancas, suave,
atemporal e verdadeiro.
Notas de cabeça:
flor de laranjeira, notas verdes, tangerina.
Notas de coração: flor de
lírio, jasmim de Marrocos, tuberosa, rosa de maio, íris de
Florença. Notas de
fundo: sândalo, cedro, âmbar, incenso, vetiver.
*Parte desse artigo foi extraído de mdemulher.
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