All Star - ''All The Time''


Queridinho entre os adolescentes e indispensável entre os jovens roqueiros o tênis All Star tem feito parte da vida de milhões de pessoas em centenas de países das  diversas classes sociais e culturas. Difícil encontrar hoje em dia uma pessoa com menos de 40 anos que não tenha tido um All Star, ou até mesmo não tenha ouvido falar dele. Mas esse caso de amor não é recente como os mais jovens devem imaginar nem tampouco passageiro quando se trata de moda. O bom e velho companheiro dos pés dos adeptos ao visual cool e despojado fez história ao longo de seus mais de 90 anos de existência. 


O Início

Original '' Chuck Taylor'' de 1917


Em 1908 a 
Converse Rubber Corporation inicia na industria norte americana de calçados. No início, a empresa só fabricava galochas e outros sapatos de borracha relacionados ao trabalho em uma base sazonal. Mas, eventualmente, a empresa decidiu que era mais rentável  manter sua produção  durante todo o ano, e começou a fazer calçados esportivos.
Com a popularidade do basquete, a Converse Corporation viu a necessidade de desenvolver um calçado que as pessoas pudessem usar enquanto jogavam basquete. Depois de muita pesquisa e desenvolvimento, a primeira versão do tênis de basquetebol All Star foi produzido em 1917. O calçado All Star veio originalmente em cores marrons naturais com guarnição (as laterais) preta. Na década de 1920, Converse All Stars foram feitas  todos em  lona ou couro com versões em preto. O All Star seria o primeiro tênis de basquetebol  produzido em massa na América do Norte. Ele consistia de uma sola de borracha muito grossa, e uma lona cobrindo a parte superior junto ao tornozelo (ou às vezes de couro).  No início, as vendas foram lentas. Elas aumentariam rapidamente alguns anos mais tarde, graças a Charles 'Chuck' H. Taylor.


Nasce Uma Estrela
Modelo branco de 1936 usado nas Olimpíadas da Alemanha

Charles H. Taylor
foi um jogador de basquete para os Firestones Akron. Ele gostou do que viu no  All Star e percebeu o seu potencial para o basquete. Por uma questão óbvia, ele acreditava no sapato tanto que, em 1921, ele entrou para a equipe de vendas Converse, e mais tarde tornou-se o jogador / treinador para a Converse All-Stars,  equipe da liga de basquete industrial da empresa. Ao longo de sua carreira com a Converse, Taylor viajou por todo os Estados Unidos, pela equipe de basquete e promoveu o tênis All Star. Sua habilidade pessoal de vendedor  mais dispositivos de marketing inteligentes, como Converse Basketball Yearbooks; Livro Anual de Basquete Converse, no qual os melhores jogadores, treinadores, equipes e os grandes momentos do esporte eram comemorados, colocou sua marca no esporte em todos os níveis da equipe. O primeiro foi publicado em 1921 e essa tradição durou 60 anos. Mas a Converse Corporation também concedeu à ele algo a mais. Por  ter sido tão bem sucedido na promoção Converse All Stars, bem como fazer mudanças importantes na concepção do calçado, em 1932 seu nome "Chuck Taylor" foi adicionada ao detalhe no tornozelo; o "Chuck Taylor" All Star, tênis de basquetebol. Nascia uma estrela!


Pés na Estrada
Clássico preto e branco produzido em 1949


Logo equipes de basquete, assim como os rapazes americanos estavam usando Converse "Chuck Taylor" All Stars. Na década de 1930 Chuck Taylor projetou o modelo cano alto branco para as Olimpíadas de 1936, com a sua guarnição vermelha e azul patriótico se tornou muito popular, juntamente com todos os modelos de lona e couro pretas do All Star. Hoje você ainda pode comprar ou o modelo branco óptico brilhante ou um modelo tingido, off-white; chamado branco cru ou natural. Durante a Segunda Guerra Mundial, Chuck Taylor serviu como capitão na Força Aérea e treinou equipes de basquete regionais, considerado um importante impulsionador da moral para as tropas. E o All Star "Chuck Taylor" partiu para a guerra , que usados em exercícios, tornou-se o tênis oficial das Forças Armadas dos Estados Unidos.
Publicidade 1948
Publicidade 1970


Após a Segunda Guerra Mundial, o clássico preto e branco Chuck Taylor All Star High Top foi introduzido em 1949, muito mais atraente do que os modelos monocromáticas que haviam sido produzidas até aquele momento.O basquete era agora um grande esporte profissional, com a fusão da Liga Nacional de Basquete e da Associação de Basquetebol da América tornando-se a National Basketball Association (NBA). Chuck Taylor All Stars foi o calçado para profissionais do basquete na faculdade, no colegial,ou High School, como é dito nos EUA e todos os jogadores sérios, e esses distintivos preto ou branco cano alto faziam parte do uniforme de cada equipe. Em 1957, o corte baixo All Star foi introduzida e tornou-se popular como uma alternativa mais casual. Neste período, Converse teve uma participação de 80% de toda indústria de tênis na América. Por causa de seus esforços incansáveis para promover o esporte, Taylor foi chamado de "Embaixador do Basquete" e em 1968, Charles H. "Chuck" Taylor foi introduzido no Hall da Fama do Basquete. Infelizmente, um ano depois, ele faleceu.

 Branco com ponteira azul, cano alto fabricado em 1950

Junto com a morte de Chuck Taylor, foi-se o domínio da Converse Company. Novas empresas rivais entraram em cena, liderada pela Nike Corporation, e começou a conquistar a cota de mercado e influência da Converse. Lotes de mudanças começaram a ocorrer na indústria de calçados esportivos. Estas empresas rivais introduziram novos modelos com novos looks coloridos, com partes superior em couro, e inovações de alta tecnologia, como bombas e células de ar. Embora Converse respondeu através da introdução de uma variedade de cores e novos modelos como o One Star e Dr. J, as equipes de basquete começaram a abandonar os seus All Stars, aderindo outros modelos e marcas.
Popularidade



A partir dos anos 1970, calçados esportivos se tornou tão popular que os adultos se recusavam a desistir de usá-los. Todo mundo queria o visual e a sensação do tênis em seus pés. Muitas novas empresas de calçados esportivos surgiram e comercializavam uma grande variedade de de tênis para basquete quanto para os demais esportes e modelos casuais. A Converse "Chuck Taylor" All Star, que uma vez fora o calçado oficial da eleite dos jogadores de basquete, agora tornou-se o calçado da contra-cultura e dos baby boomers* que se recusaram a parar de usar seus pares favoritos de ''chucks''. Os tênis All Star tornou-se muito popular entre os músicos de rock, e as gerações mais jovens usavam para compor seu visual. O All Star se tornou novamente popular a partir da década de 1990, principalmente entre os fãs da banda grunge Nirvana, devido ao fato de seu vocalista, Kurt Cobain, ter usado All-Stars por muitos anos antes da década de 1990, devido à influência de diferentes bandas de punk rock que ele gostava em sua juventude. O guitarrista da banda Rage Against the Machine,Tom Morello, também era (e ainda é) conhecido por geralmente usar All-Stars. O guitarrista do U2, The Edge, também tem sido visto usando All-Stars no palco nos últimos anos. A estrela do programa Jackass, é outro conhecido por usar esse modelo de calçado. Snoop Dog também é conhecido por usar regularmente All-Stars. Rupert Grint regularmente também usa All Stars. Slash, ex-guitarrista do Guns N' Roses é outro que tem o All Star como marca registrada. As cores e o conforto eram uma alternativa para os tênis de alto desempenho com preços elevados feitas pela Nike e outras empresas. Os “Chucks” foram considerados um sapato de lazer e agora seriam comprados porque estavam na moda. Converse respondeu ao seu publico com a fabricação de centenas de variações diferentes que incluíam estampas, padrões, cores incomuns, e modelos especiais para diferentes faixas etárias.
Da Crise ao Retorno ao Sucesso


Nos anos 1980 e 1990, a Converse Company passou a experimentar momentos difíceis. A propriedade e gestão da Converse Companhia mudou várias vezes. Estas mudanças e decisões ruins de negócios, juntamente com a sua perda de cota de mercado teve seus efeitos sobre a empresa, e em 2001 entrou em falência. Mas a marca estava muito bem estabelecida no mercado para ser abandonada, e uma nova administração assumiu, fechando toda a produção norte-americana e movendo-se a fabricação de calçados esportivos Converse dos EUA para a Ásia. No Brasil a Coopeshoes é a fabricante da Converse All Star. A marca foi restabelecido com sucesso e a empresa acabou por ser comprada pela sua rival, a Nike.


Apesar de todas as inovações e mudanças na indústria de calçados esportivos, Taylor calçados esportivos "Chuck" continuam a viver! Milhares de pares de cano longo e cano curtyo ainda são vendidos a cada semana em todo o mundo. Porque eles são um design unisex, os mesmos tênis são usados por homens e mulheres, meninas e meninos. A partir de hoje mais de 800 milhões de pares já foram vendidos. Ao contrário de outros tênis que perdem a sua popularidade, a Converse All Star 'Chuck' Taylor ainda permanece na moda e as pessoas que gostam são fanáticos em sua devoção aos sapatos. Como o passar das décadas, estes tênis simples, mas atemporais são redescobertos e adaptado por milhões de pessoas em cada nova geração que gostam de sua aparência e sensação em seus pés. Converse All Star Taylors 'Chuck' tem mais de 80 anos de idade, mas ainda continua forte! E desde 1949, o projeto básico do sapato 'Chuck' Taylor basquete não mudou. Converse All Star Chuck Taylor tênis de basquete em seu corte superior e baixo alto distintivo modelos oxford é o tenis clássico americano, e um dos sapatos favoritos para pessoas de todas as idades em todo o mundo.

Veja mais em chucksconnection.com
Tradução e alteração de trechos do texto original, são de autoria e responsabilidade da autora do blog.


Cíntia Carvalho

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Um comentário:

  1. Caraca, enquanto lia o post lembrei de meu pai falando de sua infância e adolescência KKKK que para tudo se tinha um all star, que era o sapato que durava mais devido a lona e por causa de um jogador virou fama HAHAH amei o post moça e adorei o blog, super minha cara :D Sucesso pra ti. Da uma passadinha lá no blog vou adorar sua visita! ♥ Beijos.
    Att, Joy

    http://www.joycerayanneblog.blogspot.com

    ResponderExcluir