Carroll Shelby


Você já deve ter visto o carro da figura acima, certamente em algum filme, ou imagem de internet. Ou se é assim como eu gosta de games de corrida e carros, sabe que trata-se de um dos veículos de maior expressão no mundo automobilístico: O Shelby Cobra. Mas, e quem concebeu esta arte? A mente pensante que criou e usufruiu de sua criação? Carroll Shelby.



Carroll foi o fundador da respeitada indústria automobilística Shelby American, que criou verdadeiras lendas do asfalto, como o Shelby Mustang e o Shelby Cobra nos anos 1960 e 70.
Filho de Warren Shelby, um carteiro de Leesburg e Eloise Lawrence, mudou-se para Dallas, onde concluiu a escola secundária. Após servir na 2ª Guerra a aeronáutica, voltou para seu país  e montou um negócio com uma pequena frota de caminhões e futuramente trabalhara com o ramo do petróleo. Iniciou sua carreira como piloto dirigindo um Ford 1932, no ano de 1952 e em 1959, venceu a lendária prova de 24 horas de Le Mans, pilotando um Aston Martin, e após três anos, pilotaria o que se tornaria a lenda maior que seu nome, o roadster AC Cobra, com motor inglês, que depois se tornaria o Shelby Cobra.




Ao se aposentar em 1959 por motivos de saúde, ele abriu uma escola de condução de alta performance e a empresa Shelby-American.
Ele obteve uma licença para importar o AC Cobra (conhecido nos EUA como o Shelby Cobra), um carro bem sucedido  da British Racing Sports fabricado pela AC Motors da Inglaterra, que havia sido projetado a seu pedido. Shelby continuou sendo influente com carros Ford fabricados, incluindo o Daytona Coupe, GT40, o Shelby GT350 baseado no Mustang e Shelby GT500. Após a separação com a Ford, Shelby mudou-se para ajudar a desenvolver carros de desempenho com as divisões de duas outras grandes empresas americanas: Dodge e Oldsmobile.

Ford forneceu apoio financeiro para  a fabricação do Cobra de 1962 a 1965 e forneceu apoio financeiro para o Ford GT, e, em seguida, com Shelby American, de 1964 até 1967.




Nos anos 80 e 90 Shelby produziu uma quantidade signifcativa de carros "artesanais" utilizando sobras de peças e chassis. Fez juntamente com outras montadoras, a pedido da Fia uma leva de carros para varias categorias de automobilismo

Ele foi introduzido no Hall da Fama do Internacional Motorsports em 1991, e no Hall of Fame Motorsports da América em 1992. Ele foi também introduzido no Hall of Fame SCCA em 2 de março de 2013.

Em 2003, a Ford Motor Co. e Carroll Shelby se associaram e ele se tornou assessor técnico do projeto Ford GT. Nesse mesmo ano, ele fundou Carroll Shelby International, Inc., com sede em Nevada

Carrol Shelby Morreu em maio de 2012 aos 89 anos em Dallas, deixando um legado eterno para a industria automobilística e talvez o único a ter trabalhado efetivamente nas 3 maiores industrias de automóveis dos Estados Unidos.

O Documentário " The Snake and The Stallion" Conta um pouco de sua vida como piloto arrojado que cruzou o oceando para desafiar um nome, também  empreendedor, que dominava os circuitos na europa: Enzo Ferrari






Mais recentemente, o Filme "Need For Speed", da franquia de games do mesmo nome, faz menção e homenagem a Carrol, exibindo um modelo Ford Mustang como um dos "personagens principais" do filme.


...

Artigo por: Waldenir Giroto



Cíntia Carvalho

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário