![]() |
1886 |
O contador de Pemberton, Frank Robinson, chamou a mistura de Coca-Cola® e anotou o nome em seus registros. Desde esse dia, Coca-Cola é escrito da mesma forma. No primeiro ano, Pemberton vendeu apenas nove copos de Coca-Cola por dia.
Antes de sua morte, em 1888, apenas dois anos após a criação do que viria a se tornar o número 1 do mundo de venda em refrigerantes, Dr. Pemberton vendeu porções de seu negócio em vários partes, a maioria foi vendido para um empresário de Atlanta , Asa G . Candler. Sob a liderança do Sr. Candler, a distribuição da Coca-Cola se expandiu.
Os primeiros esforços de marketing na história da Coca-Cola foram executados através de cupons que entregavam amostras grátis da bebida. Considerado uma tática inovadora por volta de 1887, os cupons foram utilizados na publicidade em jornais e na distribuição de itens promocionais nas farmácias participantes onde promoviam a marca Coca Cola com posteres de propaganda e venda do produto.
Asa G. Candler, um vendedor nato, transformou a Coca-Cola de invenção a uma empresa. Ele sabia que as pessoas tinham sede e encontrou maneiras brilhantes e inovadoras de apresentar essa interessante e nova bebida a elas. Candler disponibilizou cupons para degustações de Coca-Cola e distribuiu aos farmacêuticos relógios, urnas, calendários e balanças farmacêuticas com a marca da Coca-Cola. As pessoas viam Coca-Cola em todos os locais e a campanha agressiva funcionou. Até 1895, Candler construiu fábricas de xarope em Chicago, Dallas e Los Angeles.
![]() |
Modelos dos cupons distribuídos nas campanhas publicitárias |
Em 1894, impressionado com a crescente demanda por Coca-Cola e o desejo de fazer a bebida portátil, Joseph Biedenharn instalou em seu estabelecimento máquinas de engarrafamento, as chamadas fontes de soda, (essas fontes vendiam água tônica, como medicamento), tornando-se a primeira a colocar Coca-Cola em garrafas. O engarrafamento em larga escala tornou-se possível apenas cinco anos mais tarde, quando, em 1899, três empresários empreendedores em Chattanooga, Tennessee assegurou os direitos exclusivos para engarrafar e vender Coca-Cola. Os três empresários comprou os direitos de engarrafamento de Asa Candler por apenas $ 1. Benjamin Thomas, Joseph Whitehead e John Lupton desenvolveu o que se tornou o sistema de engarrafamento da Coca-Cola em todo o mundo.
Entre os maiores desafios para o início dos engarrafadores, eram imitações da bebida por parte dos concorrentes. A empresa decidiu criar um formato de garrafa diferencial para garantir às pessoas que elas realmente estavam comprando uma genuína Coca-Cola. A Root Glass Company de Terre Haute, Indiana, ganhou um concurso para a criação da nova garrafa.. Os engarrafadores concordaram que uma bebida distinta precisava de uma garrafa padrão e distinto, e em 1916, os engarrafadores aprovaram o modelo único da garrafa com contorno. A nova garrafa de Coca-Cola era tão distinta que poderia ser reconhecida no escuro e ela efetivamente definiria a marca além da concorrência. O design da garrafa de Coca-Cola foi registrado em 1977. Ao longo dos anos, a garrafa de Coca-Cola tem sido inspiração para os artistas de todo o mundo - uma amostra de que pode ser visto no World of Coca-Cola, em Atlanta.
Fatos incríveis sobre a Coca Cola
O criador da Coca-Cola era um coronel do Exército Confederado.
Depois de ganhar um diploma de médico, John Stith Pemberton serviu no exército confederado durante a Guerra Civil e foi ferido com risco de vida, que provocou sua busca na criação de Coca-Cola. Pemberton tinha se tornado viciado em morfina, e procurou uma maneira de combater esse vício.
Protótipo original Coca-Cola
Em 1885, Pemberton começou a comercializar uma bebida chamada "French Wine Coca de Pemberton," uma mistura de coca, noz de cola, e Damiana (um arbusto com flor com qualidades anti-ansiedade e afrodisíaca) e continha álcool em sua fórmula.
.
Coca Cola foi originalmente comercializado como um tônico para muitas doenças, incluindo a baixa libido sexual.
Pemberton foi forçado a tirar o álcool de sua fórmula original devido a leis de proibição da época, mas a primeira versão foi elogiada como sendo "um fortificante dos mais maravilhosos para as funções sexuais." Quando Pemperton lançou a bebida, chamou-a de "tônico cerebral" e "bebida sóbria" (anti-álcool), dizendo que curou dores de cabeça, ansiedade, depressão, indigestão e vícios.
Em 1899, a Coca-Cola tornou-se disponível em garrafas, bem como nas ''fontes de soda'', o que significou uma mudança na demografia e no perfil do consumidor.
A minoria composta por negros e trabalhadores pobres passaram a ter acesso à essas ''fontes''. Em um artigo do New York Times, sugeriu-se que a remoção da coca (substrato da cocaína) em 1903 na fórmula da bebida, provocaram tensões raciais. '' Demônios negros da cocaína, estavam estuprando mulheres brancas'' (sugeria o artigo no jornal). Temendo uma onda de violência incentivada pela bebida e uma investigação pesada do departamento de narcóticos, a direção da Coca Cola Company, decidiu-se pela retirada da coca substituindo pela cafeína e uma porção maior de açúcar.
A Coca Cola Company inventou a embalagem com 6 garrafas.
Em 1923, a empresa começou a vender garrafas em pacotes de seis, que se tornou prática comum na indústria de bebidas.
- Desde o início, a Coca-Cola empregadas estratégias bem-sucedidas como a criação de produtos como calendários e relógios e diversos produtos usando belas modelos femininas.
- Norman Rockwell criou a arte para anúncios de Coca-Cola.
- Em 1930, a Coca-Cola criou anúncios de Natal, que descreve o alegre bom velhinho vestido de vermelho e branco. embora outras representações de Papai Noel Noel fizeram parte da história da cultura pop, a Coca-Cola teve um grande papel na formação da imagem norte americana de St. Claus.
- Na década de 1980, a empresa tentou um "Coke in the Morning" com o slogan '' Have a Coke And a Smile, Coke adds life'' campanha para tentar conquistar os bebedores de café.
fonte: worldofcoca-cola.com
cocacolabrasil.com.br
acidcow.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário