Pin up by Joyce Ballantyne

Joyce Ballantyne, a artista que ilustrava Pin ups

Em clima de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que conhecermos as obras de Joyce Ballantyne, que ao invés de posar para pintura ela às pintava.


Joyce Ballantyne nasceu em 4 de abril de 1918 em Norfolk Nebraska durante a Primeira Guerra Mundial e cresceu em Omaha. Ela frequentou a Universidade de Nebraska por dois anos, pintando murais em seu tempo livre para lojas de departamentos e salas de cinema. Dois anos depois foi transferida para  O Instituto de Arte de Chicago para estudar a arte comercial na Academia Americana de Arte. A ilustração mais conhecida de Joyce foi feita para a Coppertone; marca americana de protetor solar da Bayer, em 1959.



Em 1945, Joyce começou a pintar pin ups para a Brow & Bigelow recomendada por Gil Elvgren. Ballantyne projetou uma brochura de piu ups como mala direta para empresas, e finalmente teve a honra de criar seu sketch page, bloco de desenho, um calendário de 12 páginas da artista.
As pin ups mais importantes de Ballantyne eram doze, que ela pintou em 1954 para um calendário publicado pela Shaw Barton. Quando foi lançado nacionalmente nos Estados Unidos em 1955, o sucesso foi tão grande que foi reimpresso várias vezes. Foi depois desse período que Joyce Ballantyne foi contratada para pintar ''a menina Coppertone'' (1959).
Joyce também fez um trabalho de publicidade muito para outros clientes nacionais, incluindo Sylvania TV, Dow Chemical, a Coca-Cola, e Schlitz Beer. Ela pintou pinups para as empresas de calendário Louis P Dow e Goes e ilustrações para revistas como Esquire e Penthouse.

Em 1974, Ballantyne mudou com o marido para Ocala, Florida, onde viveu até sua morte no dia 15 de maio de 2006.

Galeria

''But You Go'', 1944

1944
1954
''I Can Never Get Things Straight'', 1954
''Behind In Her Packing'',  1954
1954
''Just An Inking'', 1954
1944
1954
''A Stool Pigeon'', 1955

''Of Course You've Got To Use Your Imagination''




'' A Show Stopper''

''Pin up girl in pink''


Calendário 1956 por Joyce Ballantyne




























Fonte: American Arts Archives
        The Pin Up Files

Cintia Giroto

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

3 comentários:

  1. Essas imagens Retrô são muito lindas!

    Espero sua visitinha lá no blog tá? Beijos
    Blog
    www.vitoriareginah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quanto talento!!!
    Adoro esse tipo de arte

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso pra vcs Vitória e Clayci, que o talento da Joyce Ballantine me surpreendeu, conhecia bem pouco do trabalho dela, virei fã! Obrigada por participarem, retribuirei a visita com certeza!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd