Posters Vintage Make Up


Como não falar sobre maquiagem no blog? Quase impossível! Eu até  que tentei mas não resisti. Explico. Eu não queria falar sobre make porque o que maioria dos blogs que existem por aí são sobre make, moda e afins, mas... Bem, não vou dar dica nem nada do tipo neste post, não vou fazer resenha de nada ou publicar vídeo com tutorial ( não estou sendo chata, nem tenho nada contra quem o faça, só digo que não é meu estilo nem a intenção deste blog).
Bom amores, sem mais delongas, vamos ao que interessa! Vejam lindos posters de publicidade de maquiagem de diversas marcas durante o século XX. 


Ilustração Publicitária em Litografia de 1885

A companhia francesa Bourjois foi fundada em 1863 e ainda hoje continua suas atividades no mercado de comésticos. 
* Não pude resistir a beleza desse poster e tive que incluí-lo aos demais mesmo ele sendo anterior ao século XX que portanto faz dele um poster de antiguidade; os três primeiros que  seguem abaixo também se enquadram nesta definição.

Jean Louis Félix Potin ( ilustração do início do século XX, segundo a fonte de 1905)


A Era Edwardiana no Reino Unido foi um período que correspondeu ao breve reinado do filho da rainha Victoria, Rei Edward VII, de 1901 a 1910. No entanto, alguns historiadores prorrogam esse prazo, também conhecido como Gilded Age ou Belle Epoque, até 1919, porque esta era de opulência e mudanças sociais, produziu em massa novas e abundantes invenções revolucionárias, o luxo e riqueza  foi trazido  ao  fim da Primeira Guerra Mundial.


Arys, 1919

Década de 20




Helena Rubinstein, 1921
Helena Rubinstein nasceu 25 de dezembro de 1871  foi  empresária e cosmetóloga fundadora da marca de cosméticos que leva seu nome. Nascida na Polônia na época em que esta fazia parte do Império Austro-Húngaro, com 18 anos mudou-se para a Austrália onde começou a misturar fórmulas médicas e pomadas. Em 1902 ela abriu o primeiro salão de beleza do mundo em Melbourne. Mais tarde, em 1908, ela abre outro em Londres, e logo em seguida um em Paris, 1912, e Nova York, 1914. Desde 1917 Helena Rubinstein fabrica e distribui seus produtos  de beleza em grande escala e sua marca é mundialmente conhecida.


Nilde, 1921
 Década de 30

Capa do livro Guia de Maquiagem de 1932 de Virginia Vicent


Publicidade veiculada durante o período da depressão americana em 1930
Em 1915, a "Maybelline Company" foi fundada por T.L. Williams. Era um negócio de família. A irmã de Williams, Maybel, foi quem o inspirou a dar este nome à empresa, já que foi dela que teve a ideia de produzir e vender produtos de maquilhagem que fossem práticos de utilizar.  Em 1917, a Maybelline lançou a "Maybelline Cake Mascara", o primeiro cosmético para os olhos para uso diário. Era composto por vaselina e pó de carvão. Assim, nasceu o nome Maybelline: Mabel (nome da sua irmã) + vaselina. O cosmético era, inicialmente, apenas vendido por correio. No entanto, o produto fez tanto sucesso que começou a ser pedido pelas senhoras nas farmácias e mercearias.
Em 1930, Maybelline expande sua linha com delineadores e sombra para os olhos. Desde 1996 a marca Maybelline  pertence  a empresa multinacional francesa L'Oréal.

1939
Coty, 1936
Coty Inc.,  2ª posição no rankig  global em produtos de beleza, fundada em Paris por François Coty em 1904. Seus principais produtos são fragrâncias, cosméticos como maquiagens, perfumes e produtos de higiene corporal.  A companhia foi subsidiária da Pfizer de 1963 a 1992, em 2005 foi adquirida pela divisão de fragrâncias da Unillever.

Década de 40

Betty Grable
1943
1942

Nadine Georgine Payot foi a idealizadora da marca. Em 1917, morando em Nova York,  conheceu a dançarina russa Ana Pavlova. Ao fazer uma avaliação estética da dançarina, Dra. Payot observou que ela tinha um corpo escultural, porém sua face estava flácida e com rugas. Essa avaliação fez a doutora descobrir sua vontade de trabalhar com a beleza e se tornar uma esteticista. A partir daí, ela desenvolveu uma técnica de massagem com as pontas dos dedos e cremes nutritivos, um revolucionário tratamento cosmético, e trabalhando em salões de beleza nos Estados Unidos, difundiu a técnica, tornando-se muito conhecida. Em 1920, na França juntamente com seu marido,  fundou um laboratório no qual químicos especializados formulavam produtos cosméticos sobre sua supervisão. O sucesso foi enorme fazendo com que Dra. Payot abrisse, em 1937, seu primeiro Instituto de Beleza .  Mais tarde, fundaria uma escola de beleza, formando esteticistas.

''Beleza não é uma questão de dinheiro, uma mulher precisa de apenas três cuidados básicos para manter-se bela: limpar, hidratar e nutrir a pele com produtos de qualidade. '' Este era o lema da Drª Payot.

Rita Hayworth 1943
Maksymilian Faktorowicz ou Max Factor como ficou internacionalmente conhecido , foi um empresário judeu polonês . Fundador da  Max Factor & Company em 1904 , foi Max que popularizou o termo make-up na forma substantiva com base no verbo que a princípio era usado somente pelos artistas de teatro.
Desenvolvendo maquiagem para o cinema mudo, depois para o cinema falado e, por fim, para os filmes em cores, Max criou looks para Katharine Hepburn, Rita Hayworth, Bette Davis e um sem-número de outras beldades da época. Em pouco tempo, as mulheres de todo lugar queriam se parecer com suas estrelas favoritas, e Factor estava lá para ajudá-las. Ele revolucionou o mundo da beleza inventando cosméticos inovadores, como cílios postiços, gloss, base, sombras, lápis para sobrancelha, corretivo, rímel com aplicador e maquiagem à prova d’água.Max Factor foi o pai da maquiagem moderna, e esta é a sua extraordinária história. Em 1991 a Procter & Gamble comprou a marca a qual ainda é detentora.


1945

Fundada em 1935 por Armand Petitjean, na França.  O nome "Lancôme" foi inspirado nas ruínas de um castelo, Le Château de Lancosme.
Lancôme lançou suas primeiras cinco fragrâncias em 1935 na Feira Mundial de Bruxelas : Tendre Nuit , Bocages , Conquete , Kypre e Tropiques. Em 1936, foi a vez da make-up e produtos para a pele. Lancôme foi adquirida pela L'oreal em 1964 e rapidamente se tornou parte de sua divisão de produtos de luxo; hoje é uma das marcas de maior sucesso internacional e reconhecida como uma das maiores empresas de cosméticos de beleza do mundo.
1945
 Década de 50


1950

1950
Elizabeth Taylor 1951
1952


1955


1956


Revlon 1959


Década de 60



1960

Revlon foi fundada em 1932, por Charles Revson e seu irmão Joseph, juntamente com o químico Charles Lachman. A marca começou com somente um produto: um esmalte fabricado com técnica inovadora de qualidade superior. A marca comercializa produtos para o cabelo, maquiagem, pincéis de maquiagem, fragrâncias, e produtos de tratamento para a pele. A Revlon é uma das marcas com mais franquias pelo mundo. Seu portfólio inclui: Revlon color cosmetics, Almay color cosmetics, Revlon Colorsilk hair color, Revlon beauty tools, Charlie fragrances, Mitchum anti-perspirant / deodorants, e Ultima II. Seus produtos são vendidos em 100 países pelos seis continentes. Desde 1932, a Revlon desenvolveu uma reputação como inovadora de cosméticos, cuidados com a pele, fragrâncias e cuidados pessoais. A proposta da marca é oferecer glamour e inovação com qualidade a preços acessíveis
1963
1967



1969

Década de 70



1974

Década 80

 Lancôme1984
Bem, eu poderia postar mais algumas fotos das décadas de 70 e 80, mas acho que por hora é o suficiente já que estas últimas décadas são bem recentes portanto foge um pouco à intenção do blog, minha dica é: ''antes atrasada do que mal maquiada''. Espero que tenham gostado dessa viagem pelo mundo colorido do make up vintage.








Cíntia Carvalho

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

7 comentários:

  1. Adorei o blog e os artigos .
    Seguindo.
    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei, lindos esses posters, mais legal ainda é saber a historia por trás dessas marcas e imagens!

    Bjus!

    www.misscherry.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei os posters <3 Adoro o estilo Pin Up um beijo Cintia
    http://entreamigasfeminices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. @Ana Paula Rodrigues Obrigada por visitar o blog Ana Paula, fico feliz que tenha gostado, acompanhe as atualizações ;) bjos flor.

    ResponderExcluir
  5. @Lais Godoi Lais, realmente a história tem sua beleza eu me encantei com elas. Obrigada por participar.

    ResponderExcluir
  6. Uhulllll Feliz Feliz Feliz!! Agora sim está funcionando a opção de responder aos comentários! meninas espero que vcs vejam, já havia respondido antes mas estava com problemas no html eu acho, não mano nada dessas coisas, rsrs. Bom é isso, agradeço a todas espero que vcs voltem ao blog bjosssss.

    ResponderExcluir