Propagandas do Passado

Polêmicas, divertidas, inspiradoras, desafiadoras, solidárias ou consumistas; quem é que não para pra  ver uma boa propaganda? Já dizia o adágio:
''A propaganda é alma do negócio''.

Nos últimos anos o mercado do marketing tem crescido exponencialmente, e com o crescimento e a diversidade de marcas e produtos que surgem a cada ano no mercado, é primordial uma propaganda que se destaque em meio a tantas outras. Para isso vale de tudo, apelo emocional, sexual, ideológico, cultural, etário encontra-se de tudo nesta arena.
 Cada marca, produto e serviço espera atingir o maior número possível de ávidos consumidores que se identificam com seus produtos e para isso o marketing se vale de ferramenta poderosa chamada: público alvo.
Temos visto ultimamente algumas marcas que tem causado um verdadeiro rebuliço nas redes sociais por causa de suas jogadas de marketing na elaboração de suas campanhas, cito por exemplo a recente marca de esmaltes Risqué com sua coleção ''Homens que Amamos''; o movimento feminista se enfureceu  com tal campanha, e a propaganda da cerveja  Skol durante o último Carnaval, que fazia referencia a nunca dizer não diante de uma proposta, digamos, explicitamente franca. Esta última teve seu comercial retirado da TV e a campanha foi substituída. Em nota, um representante da  AmBev, proprietária da marca Skol disse:
'' As peças em questão fazem parte da nossa campanha "Viva RedONdo", que tem como mote aceitar os convites da vida e aproveitar os bons momentos. No entanto, fomos alertados nas redes sociais que parte de nossa comunicação poderia resultar em um entendimento dúbio. E, por respeito à diversidade de opiniões, substituiremos as frases atuais por mensagens mais claras e positivas, que transmitam o mesmo conceito. Repudiamos todo e qualquer ato de violência seja física ou emocional e reiteramos o nosso compromisso com o consumo responsável. Agradecemos a todos os comentários''.


 Os tempos mudam não é verdade? E com o tempo muitos valores e conceitos acabam sendo substituídos ou caindo em desuso. Muitas vezes o que era aceitável ha alguns anos atrás hoje é totalmente rejeitado e vice versa. Baseando-se nisso o mercado da propaganda dirige suas campanhas através dos tempos e dos modos em que a sociedade no geral se comporta e corresponde a elas.

Agora por favor preparem-se. Se você ficou extremamente enfurecida com essas propagandas que citei acima, vai provavelmente  não só odiar este post por dar espaço a propagandas do passado que hoje seriam consideradas politicamente incorretas, abusivas, racistas, preconceituosas, machistas, sexistas e de mal gosto; como muito provavelmente irá se irritar com as que verá a seguir. Polêmicas a parte vamos à elas!







































Se o Fusca realmente falasse o que será que ele diria as mulheres  deste século que são excelentes motoristas além de amarem  esse carro, não resistem aqueles que são personalizado, pintados de cor de rosa e cheios de balangandãns?


Fumar antigamente não era considerado um vício ou mal hábito, o fumo era considerado benéfico a saúde e conferia aos fumantes um certo status. Essa propaganda de creme dental da década de 40 ainda incentivava o tabagismo sem o menor problema.

Bem, vamos admitir, beleza e grandeza interior são duas coisas bacanas.

O Slogan '' Danoninho vale por um bifinho'', causaria indignação na Sociedade de medicina pediátrica e em nutricionistas e nutrólogos hoje. Atualmente as propagandas como as deste tipo de alimentos dirigidas as crianças não podem dizer que substituem as  refeições.


Pasmem!!! Esta não é propriamente dita uma propaganda, mas sim a embalagem dos cigarrinhos de chocolate da Pan, muito conhecidos e consumidos pelas crianças de cerca de pelo menos 40 a 50 anos atrás. Posteriormente a empresa mudou o nome do produto para Rolinhos de chocolate mas a molecada gostava mesmo era dos cigarrinhos!   



Então mamães, vocês alimentariam seus bebês como o delicioso e ''nutritivo'' leite Moça? Como eu disse, os tempos mudam, descobertas são feitas, e as informações sobre elas acabam se adequando. Mas uma coisa continua sedo muitooo boa; o danadinho do leite condensado!!!

Segurem seus notebooks, tablets celulares e afins porque a partir daqui as coisas ficarão ainda mais tensas!

                               ''É bom ter uma garota pela casa'"                                     
As letras miúdas são bem difíceis de ler mas o Sr. Calças no anúncio, basicamente diz que  chegou em casa e pensou que a mulher fosse uma tigresa. Heroicamente sem disparar um tiro em sua direção ele a joga no chão quando ela já está pronta para te-lo em cima dela. Depois de uma olhada em suas calças muito bem alinhadas, certifica-se de que a dominou pois ela tem um coração selvagem. ele sabe o que quer e gosta de conduzir sua próprias caçadas no tapete.



''Se o seu marido descobrir que você não está usando um café fresco...''
Aqui vemos esta pobre esposa sofrendo as consequências por servir ao seu marido um café que não seja o Chase & Sanborn.

 Aquib vemos o famigerado ''CC'' acabando com toda beleza e graça dessa moça. Diz o anuncio: ''Bom cabelo, bons olhos, bons dentes. MAS_ estes encantos podem ser desperdiçados se ela usa o DESODORANTE ERRADO. 
Uau!! Pense nisso! 


'' Quanto mais difícil for o trabalho de uma mulher, mais bonita ela fica''
É o que o marido está dizendo a esposa dona de casa. O quadrinho diz:
 ''Caramba doçura, você está cada vez melhor (prospera, literalmente)  na cozinha, na limpeza e na arrumação e eu estou um trapo no fim do dia, Qual sua reposta? ''
  __''Vitaminas querido! Eu sempre tomo minha vitaminas''.

''Sopre no rosto dela e ela o seguirá para qualquer lugar'' 
Quanta ''sedução'' neste anúncio!! Notem que bastava uma baforada na cara e a mulher estava no papo!! Deve ter vendido muito cigarro, ou não!!!

''Por que nos temos os consumidores mais jovens do mercado? Ninguém faz como Seven-Up!''
Grande sacada!! Nada saudável, mas ''acertaram''.


''Mostre para ela que o mundo é dos homens'' segundo o anúncio das gravatas Van Heusen. Fico imaginando o que diriam se fosse uma propaganda de cintos...

''Comece cedo. Faça a barba.'' Segundo a Gillette seu produto era seguro e confortável garantindo um barbear perfeito. Hoje eles tem o CR7 como garoto propaganda. O bebê agradece.


E com vocês; o drama vivido por esta esposa e sua pequena filhinha!
''Outro jogo de amor.
Naufrágio
...no recife perigoso de meias verdades sobre a higiene feminina, ''Lysol'' , impediu muitas dessas tragédias. 
Ohh!!! Fiquei bege!! O marido deixou ela por causa que a dona é uma porca e não usava os desinfetantes Lysol? Mulher corre pro super e compra logo esse negócio!! Pensa na criança!! rsrs.

''O Chef [a máquina] faz tudo, menos cozinhar. É para isso que existem as esposas! ''
Vou dar para minha esposa uma Kenwood Chef

''Feliz Natal para todos os fumantes''_ Bom pelo menos ele não foi preconceituoso, o bom velhinho sempre foi fofo com todo mundo não é mesmo?

Mulheres por favor não tenham uma síncope agora!
''Mantenha ela no seu devido lugar...'' Essa foi tão de última que nem aparece o nome da marca senão até hoje eles estariam sofrendo as consequências.

Tirem as crianças da frente do PC!!!
Dentro todas acima essa considero a mais infame! Essa propaganda de um hidratante corporal divulga a seguinte mensagem: '' Porque a inocência é mais sexy do que você pensa''. Lamentável seja em qual década e qual planeta for!

Imagine só você passar o ano interior esperando ser surpreendida com super presente de Natal e então... você ganha do seu amorzinho um lindo e moderno aspirador de pó?  Ninguém merece!! (na verdade algumas não só merecem como precisam urgente heheheh). Diz a propaganda: ''Na manhã de Natal ela ficará mais feliz com um Hoover''. Entre parenteses ainda acrescenta-se (e depois para sempre).


'' Não se preocupe querida, pelo menos você não queimou a cerveja''. Ahhh vamos aliviar, pelo menos ele foi compreensivo! rsrs

Cocaína para dor de dentes!!! Cura instantânea?? OMG!! O DEA deve  enlouquecer com essa. E ainda com crianças no anúncio!! A ¢15??!! Sem comentários.

O passado pode nos ensinar muitas coisas, principalmente a não cometer os mesmos erros, fico feliz ao ver que muita coisa mudou pra melhor com o passar dos anos.  Bom senso, respeito e educação nunca saem de moda, que cada um de nós melhore em com o passar do tempo enquanto temos tempo.

Cíntia Carvalho

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário