Bolo Caipira

Receita de bolo no blog? Que novidade é essa agora?
Não amores este blog não está aderindo a moda da gourmetização à la brasuca, mas é que me bateu uma fominha de um bolinho de fubá bem quentinho com uma bela caneca de café fumegante! Hummmm. Com o friozinho que está fazendo hoje nada melhor que um quitute caseiro pra dar aquela enganada no bucho não é mesmo? Pois bem todos prontos pra encarar o forno? Mãos a massa e vamos a receita  do delicioso bolo de fubá a caipira pega marido testada e aprovada há mais de 15 anos!!! No final eu conto a curiosidade que dá nome ao quitute.

O que vai precisar:

  • 4 ovos
    (inteiros, não é preciso separar gemas e claras apenas peneira-las pra retirar aquela película que segundo a sabedoria culinarista clássica, é responsável por deixar cheiro de ovo crú nas receitas)
  • 2 xícaras de açúcar
     ( eu prefiro o refinado porque é mais fácil pra incorporar a massa, sim eu faço bolo sem batedeira, sou dazantiga meu bem! ;)  )
  • 3 xícaras de fubá fino
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite morno
  • 3 colheres de sopa bem cheias de manteiga ou margarina, com ou sem sal tanto faz
     ( calma gente é bolo da roça, sem frescura pelo amor de deossss, depois é só fazer uns aeróbicos que fica tudo certo. Ahh, se preferir pode substituir por óleo de milho ou soja, mas cuida porque senão  a massa fica muito oleosa, eu recomendo 1 xícara pequena, aproximadamente uns 150 a 170ml outra coisa, minhas medidas são friamente calculadas na base do olhômetro )
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • 1 colher de sobremesa (ou mais se tu gostar muitoooo tanto quanto eu) de erva doce pra dar aquele toque de feito na fazenda ou na roça!
  • manteiga/margarina ou óleo para untar a forma se for usar óleo polvilhe farinha de trigo na forma. No caso da manteiga ou margarina não precisa e dá um gostinho bem especial a casquinha, olha o pulo da gata aí genteeeee!!!

Tudo junto e misturado!



O preparo não tem muito segredo, na verdade não ha segredo algum.
Pré aqueça o forno por uns 5 a 10 minutos dependendo da potência do seu e deixe a forma já untada, prontinha pra receber a massa, isso facilita muito o trabalho e tu não vai ter que correr pra untar forma que eu acho bem chatinho, minhas unhas odeiam por isso sempre peço pra uma das minhas gurias.

Em uma tigela grande misture os ingredientes secos, acrescente os ovos previamente peneirados e levemente batidos pra facilitar as coisas, coloque a manteiga/margarina/óleo, ou seja, qual dos 3 tu optar, vá mexendo tudo e acrescentando o leite. Se por um acaso ( ai meu deoss lá vem!!) a massa ficar muito pesada vá adicionando leite aos poucos até ter uma consistência cremosa e firme, não molenga ok peoples?
Lembra da  erva doce? Agora é hora de decidir se vai usa-la ou não. Põe logo isso na tigela que fica muito bom, vai por mim!! E é isso. Coloque a massa na forma deixe assar por aproximadamente 45 minutos em fogo médio, mas como já disse, atenção a potência do seu fogão, cuida pra não queimar! Eu recomendo deixar-lo assar até que a parte de cima se rache, é um indicador de que está bem assado e também que vocês usem aquelas formas de furo parecida com a de pudim ( tem formas pra pudim que vem com uma panela pra banho Maria, não é panela não ok meninos!!). Quando as bordas estiverem bem douradas e rachar em cima está pronto, normalmente as bordas se despregam das laterais da forma, não tem erro!

Agora é só fazer um cafezão daqueles de levantar defunto cortar um belo naco de bolo e deixar aqui nos comentários a sua experiência de culinária! Bom apetite e nos vemos por aqui em breve, bjoks gostosas procês!



Aahhh pera já ia me esquecendo!! Sobre a curiosidade que falei no início, essa receita foi a minha primeira demonstração de prendas domésticas para meu lindo e xeroso maridão! Dizem que um homem se conquista pelo estômago não dizem? Não sei, porque não me meto muito nas panelas até porque quem gosta de cozinhar aqui em casa é ele, eu gosto mesmo é de dar meus palpites e comer, mas... deu certo! Meu bolo caipira pegou mesmo um marido há quase 11 anos!! 
Mais 


Mais dicas e receitinhas caseiras você encontra no Label (marcadores a direta ➡) Homemade. 



Cíntia Carvalho

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

2 comentários:

  1. Que maravilha essa receitinha
    não sei cozinhar muito bem mas já vou guardar aqui pra minha tia fazer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. @Cris Alves Essa receita é bem simples cherry, mas é uma delicinha pr'aquele cafezinho da tarde, experimente!

    ResponderExcluir