As Camas do Casal Vintage

Se você é uma daquelas pessoas apaixonadas por filmes clássicos e não deixa passar em branco o menor detalhe, já deve ter percebido algo bem curioso na intimidade dos casais retratados nas produções  mais antigas  do cinema, TV e desenhos animados como em Os Flintstones.
Meses atrás em uma das minhas intermináveis busca por imagens e ilustrações vintage, encontrei uma que me chamou muita atenção; casais  em camas separadas!! Fiquei intrigada e imaginei que fosse só uma ilustração sem qualquer contexto, mas pra minha surpresa eu estava errada.
Quem está acompanhando a série I Love Lucy que está sendo exibida novamente  por uma emissora brasileira, já deve ter percebido esse pequeno detalhe na decoração no quarto do casal Lucy e Rick Ricardo.


A ilustração que  eu imaginava não ter nada pra contar, na verdade tem uma história bem interessante, principalmente para nossos dias onde tudo é tão erotizado, sem o minimo de recato ou qualquer pudor principalmente na TV que pouco espaço resta para o romantismo e arte da conquista.
Segundo minha pesquisa, as camas separadas foram aderidas na TV e no cinema americano porque o público da época extremamente conservador eram  adeptos de uma tradição  puritana  ultra conservadora e tem bases oriunda das primeiras tradições da reforma protestante. Como os Estados Unidos foram colonizados por protestantes nada mais natural do que seguir os padrões estabelecidos tanto religiosos como culturais.



Após a I Guerra Mundial, o cinema com a intenção de chamar atenção do público, começou  a explorar  cenas mais picantes entre casais (podemos notar essa erotização nas ilustrações bem ousadas nas pin-ups do artista Enoch Bolles  no mesmo período), isso causou um profundo descontentamento na grande maioria da população levando o MPPDA (Motion Picture Producers and Distributors of America) a elaborar um código moral, uma cartilha, simplificando; para os produtores de Hollywood. Uma das regras era a proibição em mostrar os casais dormindo juntos, pois seria considerado apelativo e ofensivo aos conceitos morais da época.
No caso de I Love Lucy eu acredito que as regras já estavam passando por uma reformulação  já que muitos episódios mostram as camas unidas, ou talvez devido ao sucesso estrondoso e por serem de fato casados foi aberto uma exceção; afinal o mundo já estava menos conservador, as coisas estavam começando a ficar mais intimas e mais despudoradas no mundo do entretenimento da 7ª Arte.



Mary Tyler Moore '' Laura Petrie'' e Dick Van Dyke '' Rob Petrie'' em: The Dick Van Dyke Show
The Dick Van Dyke Show, 1960

Então meus queridos pombinhos, a próxima vez que vocês verem uma ilustração ou mesmo um filme onde o casal dorme em camas separadas não se assustem,  foi apenas um acordo entre as partes para manter o quarto do casal protegido das mentes mais despudoradas, sensíveis e porque não dizer, poluídas!  Se bem que; se pararmos pra  analisar a questão, pode ter seu lado bom, como por exemplo: evitar aquelas situações nada românticas como os roncos do maridão, os bobes na cabeça e a máscara verde beleza dela e outras coisinhas menos agradáveis ainda que só quem divide a cama todos os dias entende.
Ilustração de decoração 1940 

 Gostaram da idéia de dormir em camas separadas? Eu não! Principalmente nesse friozinho quando meus pés ficam gelados, já no verão quem sabe...

Cíntia Carvalho

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

2 comentários:

  1. É incrível como o pudor da época afetava nas representações de casais na televisão, adorei!

    bjs, Inajara

    http://vintageandgeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Inajara Pra mim o cuidado com a exposição da intimidade do casal dava um toque a mais nas produções, não só na via cômica como normalmente era apresentado, como tbm conferia um certo charme de pureza no romantismo da época.

    ResponderExcluir