Cine Retro-A Streetcar Named Desire

Sessão#01 
Estréia Cine Retro
Apresenta
''Um Bonde Chamado Desejo''

Estrelado por Marlon Brando, Vivien Leigth e Kim Hunter, o filme foi baseado na peça da Broadway de Tennessee Willians, pela qual  recebeu o Prêmio Pulitzer em 1947 que também contou com o Brando no elenco. 

Lançado nos EUA em 01 de dezembro de 1951 e dirigido por Elia Kazan, do gênero drama, A Street Named Desire foi o grande responsável por revelar Marlon ao mundo como o mais novo astro Hollywoodiano.




Sinopse

Blanche DuBois é uma madura mas ainda atraente mulher sulista que gosta da virtude e da cultura mas que usa isso como escudo para esconder sentimentos de amargura e desilusão, além do vício do alcoolismo. Ao mesmo tempo em que foge da realidade, Blanche ainda busca atrair pretendentes. Ela chega ao apartamento da irmã Stella Kowalski, em New Orleans, usando o bonde (elétrico) que faz a rota chamada "Desire". Esse novo ambiente abala os nervos de Blanche. Stella teme a reação do marido Stanley com os modos e a doença da irmã. Blanche diz que trabalhava como professora de inglês, mas que teve de parar por causa de sua doença nervosa, mas na verdade ela foi despedida por se envolver com um garoto de 17 anos de idade. Seu marido se suicidara e ela fugira da sua cidade para escapar dos problemas.
Stanley é rude e grosseiro, dominando Stella com seu comportamento abusivo mas sensual, mas que em Blanche só causa repulsa. O amigo dele, Mitch, se interessa por Blanche, a quem considera uma dama. Stanley acaba se enfurecendo com Blanche, quando ela interfere no seu relacionamento com a esposa. Stanley descobre o passado da cunhada e a desmascara, arruinando de vez a vida de todos.

Opinião Cine Retro


Para um filme do início da década de 50, fiquei surpresa com o clima de sensualidade masculina (não, não me choquei com o que muitas diriam atualmente; ''o machismo do Stanley!'') e um ar de mistério demostrando sutilmente uma conduta moral feminina duvidosa para época.
Por um momento a Srta. DuBois quase me convenceu de que realmente era uma mulher de elevados padrões morais como a época exigia.
Vivien esteve tão ou mais dramática quanto a icônica Scarlett de E O Vento Levou. 
Brando, ohh meu deos!! O que dizer sobre ele? Todo aquela exibição anatômica e ''força bruta'', com ressalvas aos excessos; pode  simplesmente deixar qualquer mulher tão descontrolada como a Srta. Blanche. 
Kim Hunter ao meu ver, fez o que tinha que ser feito, interpretou a típica mulher americana dos anos 50 que entre a liberdade feminina em que a época estava gestando (assim como o personagem), a paixão, a fragilidade e dependência quanto ao sexo oposto, mostrou-se no final toda força e sensatez de uma mulher madura ao tomar providências quanto aos cuidados em relação a irmã. Quanto ao futuro de seu casamento, achei que ficou subtendido.
A cena antológica de Stanley kowalski gritando por Stella em frente a escada é de arrancar suspiros!
Só tenho elogios ao filme. Infelizmente não levou o Oscar de melhor filme em 1952, quem ficou com o prêmio foi Sinfonia em Paris; mas venceu em quatro categorias das doze que foi indicado sendo três por interpretação. Marlon Brando mesmo estando maravilhoso (em tudo!!) também não venceu, já Vivien Leight recebeu sua segunda estatueta na categoria, sendo o primeiro ganho por sua atuação em E o Vento Levou. 








CATEGORIA INDICADO RESULTADO


Melhor Filme Charles K. Feldman



Melhor Diretor Elia Kazan



Melhor Froteiro Adaptado Oscar Saul



Melhor Ator Marlon Brando



Melhor Atriz Vivien Leigh VENCEDOR


Melhor Ator Coadjuvante Karl Malden VENCEDOR


Melhor Atriz Coadjuvante Kim Hunter VENCEDOR


Melhor Direção de Arte Eve Stewart e Judy Farr VENCEDOR


Melhor Fotografia Harry Stradling Jr



Melhor Figurino Lucinda Ballard



Melhor Trilha Sonora Original Alex North



Melhor Som Nathan Levinson









Esta foi a primeira sessão Cine Retro, assistam ao filme, espero que gostem tanto quanto eu. Beijos e até a próxima indicação!

PS* Leia mais sobre Marlon Brando em Marlon Fever.



Soul Retro

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário