Cine Retro - Cry Baby

Sessão#03


Sinopse

Wade "Cry-Baby" Walker é um bad boy líder de um grupo musical  ''The Drapes'', que vive em Baltimore no ano de 1954. 
Ele se apaixona por Allison Vernon-Williams, uma jovem órfã rica criada pela avó, Sra. Vernon-Williams, que o considera um delinquente juvenil e não quer vê-lo junto da neta. 
 Baldwin, é o namorado de Allison, e líder dos "quadrados" (grupo do qual a garota faz parte). Os ''quadrados'' e  a gangue de Cry Baby entram em guerra pela disputa de Allison e Wade acaba sendo preso. 

Finalmente assisti o famigerado Cry Baby de Johnny Depp! 
Vou abrir uma exceção aqui no Cine Retro pra falar deste filme hilário, que mesmo não se ''enquadrando'' na categoria vintage/clássicos, é um filme retrô, sendo assim está valendo, não estarei ''infringindo a lei'' da proposta do blog.

Cry Baby é um filme de comédia musical lançado nos EUA em 6 de abril de 1990 com a direção e roteiro de John Waters, o mesmo que dirigiu Hairspray. Segundo o diretor, o intuito ao escrever Cry Baby era mostrar como eram as diferenças nas classes sociais de sua época de juventude e como era o comportamento dos jovens diante de questões como comportamento, que nos 50 e 60 passaram por mudanças radicais em relação ao conservadorismo de uma família tipicamente norte americana.


O filme tem uma característica sarcástica mas bem humorada, brincando com o próprio estilo de vida dos jovens da época, os ''quadrados'' e os ''descolados''. Conceitos como, gravidez adolescente, família desfuncional, traumas de infância, religião, disputas amorosas e claro, preconceitos, foram retratados com muito humor que até os mais puritanos não conteriam o riso ao assistir.

Uma curiosidade, digamos, meio bizarra é que o diretor ao fazer a escolha do elenco, optou por atores ficha suja. Parte da equipe já havia passado por algum tipo de problemas com a justiça, até mesmo o astro Johnny, que na juventude foi bem ''levadinho''. Excesso  de álcool e consumo de drogas, além de brigas estão no ''curriculum vitae'' do ator.
A mãe da personagem Wanda, Patty Hearst, já fora condenada por assalto a banco. Neta de um milionário das telecomunicações, Patty foi sequestrada em 1974 pelo Exército Simbionês de Libertação, e segundo consta, teria sofrido lavagem cerebral pelo seus algozes, sofrendo então da Síndrome de Estocolmo, quando juntou-se ao bando. Ela foi presa e cumpriu parte da pena. Recebeu indulto do então presidente americano Jimmy Carter e tornou-se uma ''atriz esporádica''.
Iggy Pop, famoso no cenário da música punk americana além dos escândalos que promoveu durante sua carreira também figurou em Cry Baby como tio Belvedere .
Tracy Lords (Wanda), já havia feito dezenas de ''filmes para adultos''. O fato mais chocante não é este, e sim por ter atuado em seu primeiro pornô aos 16 anos de idade o que rendeu um processo gigantesco para industria pornográfica e aos produtores que a contrataram. Tracy nunca foi condenada  e o processo contra ela foi retirado após a descoberta de que o documento ''falso'' que usava pra driblar as produtoras era um passaporte ''legal'' emitido pelo próprio governo americano.


 
Pelo visto, a arte procurou imitar a vida em Cry Baby, salva as proporções! Os delinquentes de John Waters fizeram o ''laboratório'' literalmente!! rsrs. Apesar de ter sido um fracasso de bilheteria, ter sido apresentado em Cannes somente como amostra sem competir em nenhuma categoria, é o queridinho das novas ''pin-ups''. 
Felizmente o filme que não muito comentado por aqui no BR, talvez nem muito conhecido, é um filme ''leve'', divertido e perfeito pra ver comendo pipoca. Não vou dizer A-M-E-I, que ÓÒÒhhh minha nossa é um filme excelente! But, eu gostei e indico! Assista e ... Smile Baby!!

Soul Retro

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário