Sal Mineo - In Memorian


Filho de pais sicilianos, Salvatore Mineo Jr. nasceu no Bronx em Nova Iorque, em 10 de janeiro de 1939 e desde pequeno queria ser ator,  sempre foi apoiado por sua mãe, que o matriculou numa escola de dança e teatro. 
Muito pequeno, estreou na Broadway em uma ponta em A Rosa Tatuada, com Maureen Stapleton e interpretando o jovem príncipe Yul Brynner no musical O Rei e Eu. A partir de 1951, começou a aparecer também na televisão antes de fazer sua estréia no cinema em 1955, no filme Pevney Joseph Six Bridges to Cross, onde derrotou Clint Eastwood para ficar com o papel. Seu primeiro grande sucesso veio em Rebel Without a Cause-Rebelde Sem Causa, filme estrelado por James Dean, onde estrelou Platão, um jovem problemático. Este desempenho resultou em uma indicação Oscar de melhor ator coadjuvante e logo sua popularidade aumentou. O biógrafo Paul Jeffers contou que Mineo recebeu milhares de cartas de jovens fãs do sexo feminino, foi assediado por elas em aparições públicas e ainda escreveu "Ele namorou as mulheres mais bonitas de Hollywood e Nova York" , embora Mineo fosse assumidamente homossexual. Até o final dos anos 1950 o ator era uma celebridade, por vezes referido como o "Switchblade Kid", um apelido que ele ganhou de seu papel como um criminoso no filme Crime nas Ruas. Em 1957, Mineo fez uma breve incursão na música pop gravando um punhado de canções e um álbum. Dois de seus singles chegaram no Top 40 nos Estados Unidos, Billboard Hot 100. O single mais popular, "Start Movin", alcançou a posição 9 na Billboard's pop. Ele vendeu mais de um milhão de cópias e foi premiado com um disco de ouro. Ele atuou como o baterista Gene Krupa, no filme The Gene Krupa Story, dirigido por Don Weis e estrelado ainda por Susan Kohner, Darren James e Oliver Susan. Em 1960 estrelou Exodus, como um emigrante judeu, pelo qual ganhou um Globo de Ouro de melhor ator-coadjuvante, e recebeu pela segunda vez uma indicação ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante.


Cena do planetário em Rebel Without a Cause, Jim Stark diz para Platão

'' once you been up there you've been someplace''.


O fim veio para Sal Mineo na noite de 12 de fevereiro de 1976 quando chegava  em casa depois de um ensaio,  foi assassinado a facadas no beco atrás de seu apartamento em West Hollywood, Califórnia. Ele tinha 37 anos quando foi esfaqueado apenas uma vez, mas a lâmina da faca atingiu seu coração, levando à imediata e fatal hemorragia interna. 
Sal Mineo foi sepultado  no Gate of Heaven Cemetery em Hawthorne, Nova Iorque.


Uma forma de prestar uma homenagem a ele seria rever Rebel Without a Cause... que sua alma tenha encontrado descanso.

Soul Retro

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário