Cine Retro - Casablanca

Sessão#004



Sinopse

Durante a Segunda Guerra Mundial na agitada Casablanca, cidade francesa no Marrocos,  Rick Blane é o proprietário do movimentado bar, Ricks's Cafe Americain onde os clientes buscam desesperadamente por vistos, vendidos a preços exorbitantes pelo mercado negro, na esperança de partirem rumo a América. 
Um reencontro inesperado com Ilsa Lund em seu bar, trazem recordações  de um romance do passado vivido entre eles em Paris, romance este que fora interrompido quando Ilsa o abandona sem explicações na noite em fugiriam rumo a Casablanca. 
Agora com a bela amada de volta em sua vida, Rick terá que escolher entre retomar o romance ou ajuda-la a fugir de Casablanca junto com seu marido Victor Laszlo, um renomado líder da resistência tcheca que enfrentava os nazistas, que ela antes julgara morto em um campo de concentração.


Considerado um dos maiores filmes de todos os tempos, do gênero Drama, Casablanca lançado em 1942, é baseado em Everybody comes to Rick's (Todo mundo vem para o café de Rick) por Murray Burnett e Joan Alison, uma obra que nunca foi encenada. Da mesma forma, para o instituto, a canção As Time Goes By (Como o Tempo Passa, em tradução livre) música tema do filme, é a segunda música mais importante em filmes de todos os tempos.
De acordo com o American Film Institute, em 1997 Casablanca foi considerado por 1500 especialistas do cinema americano como o segundo melhor filme de todos os tempos e na revisão em 2007 aparece como o número três.
Em 1989, o filme foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos sendo considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo". Em 2005 foi nomeado um dos 100 melhores filmes dos últimos 80 anos pela revistaTime (os filmes selecionados não foram classificados). Em 2006, o Writers Guild of America, West, votaram o roteiro de Casablanca o melhor de todos os tempos na sua lista dos "101 Greatest Screenplays". 
O filme foi reconhecido várias vezes pelo American Film Institute em muitas de suas listas.
Curiosamente, segundo o Instituto, Casablanca está também entre os cem maiores filmes de suspense na posição de número 37, também existe um consenso de que  é sem dúvida o número um em filme de amor dentre os cem maiores da história. Para o mesmo Instituto, Casablanca aparece como o 32º entre os filmes americanos mais inspiradores.
Casablanca venceu três das oito indicações para o Oscar; Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.


Opinião Cine Retro
De verdade o filme me surpreendeu! Não imediatamente mas especificamente com desfecho que claro, não posso contar pra vocês! 
O personagem de Humphrey Bogart é consistente e seu ar de  mistério deixou-o bem envolvente. Já quanto a Ingrid Bergman, os olhos sempre marejados achei um pouco exagerado, mesmo levando em consideração a tensão emocional de sua personagem. No geral, um bom filme que recomendo e com certeza verei outra vez.
Até a próxima sessão e aproveitem o filme! 


Assista ao trailer legendado


Soul Retro

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário