Dia dos Namorados a brasileira


AAhh, O amor está no ar!! E para quem não aguentava mais esperar a data mais romântica do ano, é hora de comemorar o Dia dos Namorados, ''à Brasileira''.
E você já preparou uma surpresa para seu amor? Se ainda não, se apresse que ainda dá tempo para garantir um presente lindo para seu mozão.😊

💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝

Por falar em compras, você sabe como surgiu o Dia dos Namorados no Brasil?
Garanto a vocês que não há nada de romantismo nisso, ao contrário da tradição nos demais países da Europa e principalmente nos Estados Unidos  onde o Valentine's Day ou Dia de São Valentim, surgiu a partir de lendas e culturas unidos à motivos religiosos; é celebrado não só por casais de namorados ou casados, mas por amigos, entre a família e todos as pessoas que desejam manifestar seu carinho e admiração uma pelas outras. Bem diferente daqui, onde o dia dos namorados a brasileira, teve sua origem na mais ''pura'' sacada comercial.

É meus pombinhos... eu não queremos jogar um balde de fria comemoração, ainda mais neste tempo gelado que tem feito. Mas, verdade seja dita, o nosso dia dos namorados surgiu com uma bela jogada de marketing explorando os sentimentos alheios, assim como é feito em outras datas; o dia das mães por aqui, também surgiu com as mesmas ''segundas'' intenções.
Mas afinal, qual averdadeira história do dia dos namorados made in Brazil

0

Em 1948, uma rede de lojas em São Paulo chamada Clipper, para alavancar as vendas do mês de junho que eram baixas, em consequência ao período do dia das mães em maio, contratou o empresário João Dória do ramo de marketing e propaganda para a campanha publicitária.
Como no Brasil o dia de Santo Antônio é 13 de junho, e por ser este reconhecido como santo casamenteiro, Dória teve a brilhante ideia de unir o útil ao agradável. Inspirou-se no Valentine's Day norte americano onde a troca de cartões e presentes era comum e elaborou sua estratégia publicitária com o slogan ''Não é só com beijos que se prova o amor''; nascia então o Dia dos Namorados.

A campanha foi um sucesso. Logo outras grandes lojas de departamentos da época como Mesbla, A exposição, Sears, Casa Alemã, e Mappim aderiram a ideia e consequentemente as demais reaquecendo o comércio varejista em geral. Consolidado o sucesso de vendas a data passou integrar o calendário brasileiro e se mantem até os dias hoje com grande apelo comercial.

Imagem:Reclames do Estadão

... e então, ele que já era o socorro das solteironas (e solteirões!!), tornou-se um excelente garoto propaganda, a prova disso é este cartaz de 1967 da Associação Comercial de São Paulo e do Clube de Diretores lojistas de São Paulo.

1982
Imagem:Reclames do Estadão
 Este anúncio é especial para as namoradas ousadas e bem humoradas! Se é que vocês me entendem! 😁😂

Com ou sem presentes o importante é amar... portanto não só amanhã como nos demais dias, declare seu amor a quem você ama, afinal não custa nada! E tenham todos um...


Beijocas apaixonadas.
Donna Pepper

Donna Pepper

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

2 comentários:

  1. Adorei o artigo principalmente as imagens.
    Beijos Flor
    https://cherrycriis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Owmm Cris, que bom que gostou, muito obrigada pelo carinho de sempre.Um beijão.

    ResponderExcluir