🎸Tributo à Sister Rosetta Tharpe 🎤

🎼 A Mãe do Rock'n Roll


Você provavelmente já ouviu falar que o rock foi inventado pelo diabo! 
Quem disse tamanho despautério realmente não sabia do que estava falando e deveria estar possuído pelo capiroto motivado pelo ódio e inveja; pois o que se conhece sobre o a história do nascimento do gênero musical mais interpretado em todo mundo, é que ele foi gerado a partir do talento de uma jovem mulher afro-americana, filha de uma respeitável senhora que tocava bandolim em uma igreja cristã. 

A pequena Rosetta começou a se apresentar ainda na infância aos 4 anos de idade ao lado de sua mãe e era chamada de "Little Rosetta Nubin, the singing and guitar playing miracle"/''Pequena Rosetta Nublin, o milagre dos vocais e da guitarra''. Se há alguma coisa de diabólico na música tocada e cantada pela mulher que mais tarde fora considerada a ''Mãe do Rock' N Roll'', realmente o mundo está perdido e o próprio ''rei do rock'' devorará  seus súditos.
Na tentativa de desfazer este ''mito'' ridículo, vamos saudar Rosetta Nubin Tharpe, ou simplesmente, Sister Rosetta Tharpe, a rainha-mãe em fase incipiente do estilo musical que revolucionou o mundo.


Rosetta nasceu numa cidadezinha do Arkansas chamada Cotton Plant, em 20 de março de 1915. Embora a identidade de seu pai seja pouco mencionada seu nome era Willis Atkins (1895-1979) e sua mãe, Katie Bell Nublin, também era cantora gospel e pregadora evangelista na CONIC, igreja fundada 1894 por um Bispo Batista negro, chamado Charles Manson que incentivava a expressão musical nos cultos como forma de adoração e apoiava mulheres  pregarem - conduzir os ensinamentos bíblicos na liturgia do culto. Aos 6 anos de idade ela já fazia parte da caravana evangelística composta de parte sermão, parte concerto, juntamente de sua mãe,  tocando guitarra e cantando "Jesus Is on the Main Line" quando começou ser anunciada como "singing and guitar playing miracle".
Em meados da década de 1920, Tharpe e sua mãe se estabeleceram em Chicago, Illinois, onde o duo continuou a realizar shows religiosos na igreja COGIC , enquanto ocasionalmente viajava para se apresentar nas convenções de igrejas por todo o país. Como resultado, Tharpe desenvolvido fama considerável como um prodígio musical, destacando-se em uma época em que era raro surgir proeminentes guitarristas mulheres e negras; exposta ao blues e jazz durante a infância, sua grande influência foi a lenda do Blues, Memphis Minnie, única mulher a desfrutar de fama nacional na música naquele período.
Rosetta casou-se com o pastor Thomas Thorpe , aos 19 anos em 1934. Embora o casamento tenha durado apenas um curto período de tempo, ela decidiu incorporar uma versão do sobrenome do primeiro marido em seu nome artístico, Sister Rosetta Tharpe, que usaria pelo resto de sua carreira. 


Em 1938, Tharpe se mudou para Nova York, onde ela assinou com a Decca Records. Em 31 de outubro daquele ano, ela gravou quatro canções para a Decca: "Rock Me," "That's All," "The Man and I" e "The Lonesome Road". Todas os quatro canções gospel tornaram-se hits instantâneos, estabelecendo Tharpe como uma das primeiras cantoras gospel comercialmente bem sucedidas dos Estados Unidos.
Sua apresentação no concerto "From Spirituals To Swing" de John H. Hammond em 23 e 24 de dezembro do mesmo ano no "Carnegie Hall",  foi  polêmica, controversa e revolucionária em vários aspectos. Executar a música gospel na frente de platéia secular e ainda ao lado de músicos de blues e jazz foi altamente incomum, dentro de círculos religiosos conservadores o simples fato de uma música tocada em guitarra e executada por uma guitarrista mulher, foi prontamente desaprovado. 
Musicalmente, o estilo de tocar guitarra exclusivo de Tharpe, unia o blues urbano a uma melodia com arranjos populares tradicionais, incorporando um som pulsante e balanço que é um dos primeiros precursores claros de rock 'n roll. O desempenho chocou e impressionou o público do Carnegie Hall. Mais tarde, Sister Rosetta Tharpe ganhou ainda mais notoriedade realizando regularmente performances ao lado de outra lenda do jazz, Cab Calloway, no famoso Cotton Club no Harlem, Nova York.
Rosetta Tharpe, à esquerda, com Duke Ellington na guitarra e Cab Calloway no piano, em 1939.
Foto: Charles Peterson / Getty Images
Durante o início da década de 1940, Tharpe continuou a ponte entre os mundos da música gospel religiosa com sons mais seculares, produzindo música que desafiava uma fácil classificação. Acompanhada pela orquestra de Lucky Millinder, ela gravou sucessos seculares como: "Shout Sister Shout", "That's All" e "I Want a Tall Skinny Papa".
"That's All" foi o primeiro álbum em que Tharpe tocava guitarra elétrica; esta canção influenciaria mais tarde outros cantores como, Chuck Berry e Elvis Presley.
No auge da carreira, Sister Tharpe manteve uma agenda de turnê cansativa, realizando apresentações de sua música gospel nas igrejas, bem como tocando em clubes seculares. Um dos destaques, foi uma temporada de uma semana no palco do famoso Café Society de Nova York, para ouvintes que teriam pouco ou nenhum contato com a música gospel.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Rosetta Tharpe foi uma entre dois únicos artistas gospel afro-americanos convidados para gravar o "V-Discs" (o "V" representava "vitória") para as tropas americanas no exterior.


Em meados da década de 1940, Tharpe marcou mais um avanço musical unindo-se ao pianista de blues, Sammy Price, para gravar uma combinação sem precedentes na música, ao som de piano, violão e cantando gospel. Duas faixas mais famosas da dupla, gravados em 1944, eram Em meados da década de 1940, Tharpe marcou mais um avanço musical juntando-se com os azuis pianista Sammy preço para gravar música com uma combinação sem precedentes de piano, violão e cantando gospel. Duas faixas mais famosas da dupla, gravados em 1944, foram "Strange Things Happening Every Day" e "Two Little Fishes and Five Loaves of Bread." No entanto, em face de intensas críticas da comunidade religiosa, que viram suas colaborações  com Price como a música do diabo, Tharpe voltou a gravar a músicas ''mais cristãs''. Em 1947, ela formou um dueto com a colega e também cantora gospel, Marie Knight, para gravar  músicas gospel tradicionais abertamente espirituais como: "Oh When I Come to the End of My Journey," "Stretch Out" e "Up Above My Head" ( "I Hear music in the Air "). 
Em 3 de Julho de 1951, Rosetta Tharpe casa-se com Russell Morrison. A cerimônia aconteceu no Griffith Stadium, em Washington, DC, com a presença de cerca de 25.000 fãs que pagaram ver seu casamento e a performance de Tharpe em seu vestido de noiva cantando canções como. "Strange Things Happening Every Day"  a primeira música gospel a chegar entre as Top 10 da Billboard em 1945, algo que Sister Rosetta Tharpe conseguiu mais algumas vezes em sua carreira (esta música é creditada por algumas fontes como a primeira gravação de Rock'N Roll).
O casamento/show terminou com uma maciça queima de fogos de artifício.


Em 1953, Tharpe e Knight desviam-se do gênero gospel para gravar um álbum de blues secular. A experiência provou-se desastrosa. Não só foi o álbum de um fracasso comercial, como  também ambas as artistas receberam uma condenação generalizada da comunidade religiosa que havia fornecido sua base de fãs mais leais. Tharpe e Knight se separaram logo após o lançamento do álbum e não mais recuperou sua popularidade anterior. Ela passou o restante das duas décadas da carreira em turnê pela Europa e Estados Unidos, cantando principalmente música gospel. Embora longe dos holofotes durante estes anos, Tharpe ainda teve alguns destaques no fim de carreira, incluindo um aclamado desempenho em 1960 com James Cleveland no ''The Apollo'', no Harlem e uma performance em 1967 no Festival de Jazz de Newport.


Durante o European Blues Tour com Muddy Waters em 1970, Tharpe de repente ficou doente e voltou para os Estados Unidos. Ela sofreu um acidente vascular cerebral logo após seu retorno e, devido a complicações de diabetes, teve uma perna amputada. Apesar de seus problemas de saúde, continuou a realizar regularmente algumas apresentações por mais alguns anos. Em outubro de 1973, no entanto, ela sofreu um segundo AVC e faleceu dias depois, em 09 de outubro de 1973, com a idade de 58, em Filadélfia, Pensilvânia.
Um das cantoras mais célebres de todos os tempos, Sister Rosetta Tharpe foi uma celebridade na década de 1940, algo raramente atingido por músicos gospel antes ou depois.
Mais do que apenas popular, Tharpe também foi inovadora,  impactando profundamente a  história da música americana pela técnica pioneiro de tocar guitarra que acabaria  evoluindo para o estilo do rock and roll interpretado por Chuck Berry, Elvis Presley, Eric Clapton, Johnny Cash e Aretha Franklin. Johnny Cash  se referiu a Sister Rosetta, como sua cantora preferida durante a infância, em seu discurso na cerimônia de introdução ao Rock and Roll Hall of Fame em 1992. 


Em 15 de Julho de 1998, o Serviço Postal dos Estados Unidos emitiu um selo comemorativo de 32 centavos em sua honra.
Seu hit de 1944, "Down By The Riverside" foi selecionado para a American Library of Congress National Recording Registry em 2004.
Em 2007, foi introduzida ao Blues Hall of Fame.
Em 2008, 35 anos após sua morte, o governador da Pensilvânia, declarou que 11 de janeiro seria conhecido como Sister Rosetta Tharpe Day.


Com toda sua grande popularidade e influência na história da música, Sister Rosetta Tharpe foi antes de tudo uma cantora gospel que dividiu sua espiritualidade com todos aqueles que ouviam sua música. 
Em seu epitáfio lê-se: "Ela cantava até que você chorasse e então ela iria cantar até que você dançasse de alegria. Ela ajudou a manter a igreja viva e os santos alegres."






Fonte: www.biography.com
           www.findgrave.com
           wikipedia
Tradução: Soul Retro Vintage Blog Brasil


Soul Retro

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário