Festival de Cinema Italiano em São Paulo

12º Festival de Cinema Italiano em São Paulo
por Carmem Toledo

De 14 de novembro a 1º de dezembro de 2016, acontecerá o 12º Festival de Cinema Italiano em São Paulo. Este ano, o evento homenageará Marcello Mastroianni, promovendo uma mostra especial de filmes com este que é considerado um dos maiores atores do cinema internacional.

Marcello Vincenzo Domenico Mastrojanni nasceu em 1924, em Fontana Liri, na Itália. Começou como figurante e teve sua estreia no cinema com um papel no filme "I Miserabili", uma adaptação de Riccardo Freda para o romance "Les Misérables", de Victor Hugo. Seu sucesso internacional se deve a duas grandes obras de Federico Fellini: "La Dolce Vita" (1960) e "8 1/2" (1963).


Cartaz de "La Bella Mugnaia" (1955).
Imagem: http://bystarfilmes.blogspot.com.br
Ao lado de Sophia Loren, formou uma das mais conhecidas e prósperas parcerias do cinema. Ambos atuaram juntos, pela primeira vez, em "La Bella Mugnaia" (Mario Camerini, 1955).

Depois, brilharam juntos sob a direção do grande Vittorio De Sica, em "Ieri, Oggi, Domani" (1963), "Matrimonio all'italiana" (1964) e "I girasoli" (1969).

Mais tarde, a química entre os dois voltou a se repetir em "La moglie del prete" (Dino Risi, 1971), "Una giornata particolare" (Ettore Scola, 1977) e em "Prêt-à-Porter" (Robert Altman, 1994).


Cena de "Um dia muito especial" (1977)
Imagem: http://cinemaclassico.com
O Brasil teve a honra de vê-lo na adaptação de uma importante obra da literatura brasileira: "Gabriela" (Bruno Barreto, 1983), baseado no livro "Gabriela, Cravo e Canela", de Jorge Amado, trouxe-o às telonas tupiniquins no papel de Nacib al Saad, dono do bar de Ilhéus - cidade em que se desenrola a trama - em que a protagonista, vivida por Sônia Braga, trabalha.
Marcello Mastroianni faleceu em dezembro de 1996, em Paris.

A mostra de filmes com Marcello Mastroianni será realizada no início do 12º Festival de Cinema Italiano, de 14 a 20 de novembro, no MIS - Museu da Imagem e do Som (São Paulo - SP). Depois, entre 24 de novembro e 1º de dezembro, serão exibidas 16 películas italianas produzidas entre 2015 e 2016, em vários cinemas da cidade (Caixa Belas Artes, Unibes, entre outros).

Mais informações podem ser vistas em http://www.festivalcinemaitaliano.com e https://www.facebook.com/festivaldecinemaitalianonobrasil.


Fonte: sophiaierioggidomani.blogspot.com.br/

Soul Retro

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Um comentário:

  1. Obrigada por compartilhar! O blog "Sophia... Ieri, Oggi, Domani" agradece! E viva o universo retrô! ;)
    Sucesso e vida longa ao "Soul Retro"! Abraços!

    ResponderExcluir