Doris Day - A ''It Girl'' Completa 95 anos de idade


Presenteada pelos céus com uma voz doce e melodiosa,  Uma garota quintessencialmente americana, Doris Day foi uma das artistas mais completas e populares  nas décadas de 1950 e 1960 cantando e atuando. No auge de sua carreira foi considerada a ''Namoradinha Sexy e Ingênua'' dos Estados Unidos - uma verdadeira "it girl''.

Nascida Doris von Kappelhoff, em 3 de abril de 1922 em Cincinnati, Ohio, Doris Day conquistaria todos os meios de entretenimento com seu talento nato. Filha de Alma Sophia Welz, uma dona de casa extrovertida que gostava de hillbilly music, hoje conhecida como country music, e Frederick Wilhelm Kappelhoff, professor de música, mestre de coro e organista de igreja que adorava música clássica. Seus avós tanto maternos quanto paternos eram imigrantes alemães. Ela é a mais nova dentre dois irmãos: Richard, que morreu antes dela nascer, e Paul, que era alguns anos mais velho.



Doris recebeu o nome da atriz de cinema mudo, Doris Kenyon, a quem sua mãe admirava. Durante toda sua vida, Doris considerou ter nascido em 1924, até que nesta segunda (03/04/17) em seu 95º aniversário, para surpresa da cantora e também de seus milhares de fans pelo mundo,  a data real de seu ano de nascimento veio a público através de um ''certificado'' de seu registro de nascimento divulgada pelo State Of Ohio Office Of Vital Statistics (Escritório de Estatísticas Vitais do Estado de Ohio) pela agencia de notícias AP, pondo um fim a uma dúvida que há muito tempo vem gerando especulações e rumores sobre sua idade. O documento revela que a data verdadeira é 1922 e não 1924.

"Eu sempre disse que a idade é apenas um número e eu nunca prestei muita atenção aos aniversários, mas é ótimo saber finalmente quantos anos eu realmente tenho!" Day, em declaração no domingo.
O porta-voz da atriz, Charley Cullen Walter, acredita que tudo começou num casting.
"A história que ouvi é que a certa altura Doris estava concorrerendo para um papel quando era muito nova e a idade dela foi ''mal escrita'' no formulário", disse Charley Cullen Walter à AP. "Não sabemos se é verdade, mas se for é possível que [o erro] tenha simplesmente sido repetido durante todos estes anos".



Doris Day iniciou a carreira como cantora em 1938 enquanto se recuperava de um acidente de carro que sofrera em 13 de outubro do ano anterior quando o carro em que ela estava, foi atingido por um trem. No acidente ela teve a perna direita esmagada, a grave lesão  pôs fim em sua ambição de se tornar uma dançarina profissional.
Durante a recuperação, Day começou a cantar junto ao rádio e descobriu um talento que ela não sabia que tinha. Day disse: "Durante esse longo e aborrecido período, eu costumava passar um bom tempo ouvindo rádio, às vezes cantando junto com pessoas como Benny Goodman , Duke Ellington , Tommy Dorsey e Glenn Miller [...]. Mas a única voz de rádio que escutei acima de outros pertencia a Ella Fitzgerald . Havia uma qualidade em sua voz que me fascinava, e eu cantava junto com ela, tentando captar os modos sutis que ela sombreava sua voz, limpa e. Ela cantava as palavras. " 


Ao observar a filha, a Sra. Kappelhoff encorajou a jovem Doris a fazer aulas de canto. Ela contratou uma professora, Grace Raine que depois de três lições, disse que a jovem Doris tinha "enorme potencial", o que levou a orgulhosa mentora a oferecer-lhe três aulas por semana pelo o preço de uma. Anos depois, Day disse que Raine teve o maior efeito em seu estilo de cantar e carreira.

Durante os oito meses que ela estava tendo aulas de canto, Day teve seus primeiros empregos profissionais como vocalista, no programa de rádio WLW Carlin's Carnival , e em um restaurante local, Charlie Yee Shanghai Inn. Durante suas apresentações de rádio, Day chamou a atenção de Barney Rapp , que estava procurando uma vocalista e perguntou se ela gostaria de fazer uma audição para o trabalho. De acordo com Rapp, ele tinha escutado cerca de 200 cantores quando Day conseguiu o emprego.

Enquanto trabalhava para Rapp em 1939, ela adotou o sobrenome artístico "Day", por sugestão de Rapp. Para ele, "Kappelhoff" era muito longo para carpas , e como havia admirado sua interpretação da canção "Day After Day", seria perfeito a adoção.  Depois de trabalhar com Rapp, Dia trabalhou com bandleaders Jimmy James, Bob Crosby e Les Brown.
Enquanto trabalhava com Brown, Day fez sua primeira gravação de sucesso, " Sentimental Journey ", lançada no início de 1945. Logo se tornou um hino do desejo das tropas desmobilizadoras da Segunda Guerra Mundial de voltar para casa. Esta canção ainda está associada a Day, e ela voltou a gravá-lo em várias ocasiões, incluindo uma versão em seu especial de 1971 na televisão.


Durante 1945-1946, Dia (como vocalista da Les Brown Band) teve seis outros dez melhores hits no Billboard chart: "My Dreams Are Getting Better All the Time", "'Tain't Me", "Till The End of Time", "You Won't Be Satisfied (Until You Break My Heart)", "The Whole World is Singing My Song", and "I Got the Sun in the Mornin'". Quando deixou a banda de Brown em agosto de 1946,  Doris Day era a vocalista feminina de banda  mais bem paga do mundo.

No período em que cantava com a banda de Les Brown e durante quase dois anos no programa de rádio semanal de Bob Hope, ela viajou extensivamente pelos Estados Unidos. Sua popularidade como cantora, levou-a diretamente a uma carreira em filmes. Em 1941, Day apareceu como cantora em um curta-metragem com a banda Les Brown.


Seu desempenho da canção "Embraceable You" impressionou tanto o compositor Jule Styne e seu sócio, Sammy Cahn, que recomendaram-na para um papel em "Romance on the High Seas" (1948). Day conseguiu o papel depois de uma audição com Michael Curtiz. Ela ficou chocada ao lhe ser oferecido o papel nesse filme, e admitiu a Curtiz que era uma cantora sem experiência de atuação. Mas ele disse que gostava de sua honestidade, sem medo de admiti-lo. E ele queria alguém que se parecesse com um verdadeira  "All-American Girl", e  sentia que ela era esta garota. Day foi a descoberta de que ele estava mais orgulhoso durante sua carreira.
No filme Doris canta "It's Magic", a mesma música seria usada como tema de seu show no rádio "The Doris Day Show" que estreou em 1952.

 "Ela era o sonho de cada líder de banda, uma vocalista que tinha talento natural, um profundo respeito pelas letras e uma aparência atraente." - Les Brown



A partir daí, a popularidade de Doris Day crescia a passos largos. Em 1959, Day entrou em sua fase mais bem sucedida como atriz de cinema com uma série de comédias românticas. Este sucesso começou com ''Pillow Talk'' (1959), filme em que recebeu uma nomeação para o Oscar de Melhor Atriz,  co-estrelado por Rock Hudson, que se tornou um amigo ao longo da vida, e Tony Randall. Day, Hudson e Randall fizeram mais dois filmes juntos, ''Lover Come Back'' (1961) e ''Send Me No Flowers'' (1964).
Ela também estrelou com David Niven e Janis Paige no sucesso ''Please Do not Eat the Daisies'' . Em 1962, Day apareceu com Cary Grant na comédia ''That Touch of Mink'' , o primeiro filme da história a chegar a US $ 1 milhão em bilheteria (Radio City Music Hall), foi o quarto filme de maior bilheteria de 1962. 
Day estabeleceu um recorde sem precedentes que ainda não foi igualado, recebendo sete prêmios Laurel consecutivos como a principal estrela feminina de bilheteria. Durante o período de 1960 e 1962 a 1964, ficou em primeiro lugar, sendo a única mulher da  lista na época, classificando-se no top 10 em dez anos diferentes (1951-52 e 1959- 66). Ela se tornou a estrela de bilheteria feminina topo do ranking de todos os tempos e está atualmente em sexto lugar entre os 10 melhores desempenhos de bilheteria (masculino e feminino), a partir de 2012, apesar de fazer seu último filme em 1968.

Sua discografia possui 20 álbuns e mais de 650 gravações solo numa carreira que durou cerca de 50 anos.
Ouça abaixo uma seleção de 100 cancões da cantora.



A filmografia da atriz consiste de 39 longas metragens lançadas entre 1948 e 1968. Estrelou vários musicais menores para a Warner Brothers, incluindo ''Tea for Two'' (1950), ''Lullaby of Broadway'' (1951), ''April in Paris'' (1952),  ''By the Light of the Silvery Moon'' (1953) e o musical de sucesso, ''Calamity Jane'', que no filme venceu o Oscar de melhor música com " Secret Love " (1953). Calamity Jane também foi adaptada para a televisão em 1963, com Carol Burnett no papel-título.
Doris Day foi a protagonista do filme ''Move Over, Darling'' (Mexa-se Querida) de 1963, remake de Minha Esposa Favorita (1940), conhecido por ter sido iniciado como o filme inacabado de Marilyn Monroe, ''Something's Got to Give''.


O primeiro episódio de The Doris Day Show foi ao ar em 24 de setembro de 1968,e de de 1968 a 1973, empregou a música "Que Sera, Sera" como tema. Neste período de sua vida Doris enfrentava dificuldades financeiras e enfrentava o luto pelo falecimento de seu terciro marido, Martin Melcher, que havia falecido em 20 de abril do mesmo ano. Com a morte de Melcher ela descobre que ele e seu parceiro de negócios Jerome Rosenthal tinham desperdiçado seus ganhos, deixando-a profundamente endividada. Rosenthal havia sido seu advogado desde 1949 quando a representou em sua ação de divórcio contra seu segundo marido, o saxofonista George W. Weidler. Day entrou com uma ação contra Rosenthal em fevereiro de 1969, ganhou uma decisão bem sucedida em 1974, mas não recebeu compensação até um acordo em 1979.

"Foi horrível", Day disse à OK! Magazine em 1996. "Eu realmente não estava muito bem quando Marty [Melcher] faleceu, e a ideia de entrar na TV era irresistível, mas ele tinha me contratado para uma série e então meu filho Terry [Melcher] Levou-me a  Beverly Hills e explicou que isso ainda não era o fim. Havia contratos assinados em meu nome para vários  especiais de TV, tudo sem ninguém nunca ter me perguntando."


A música Que Sera, Sera, recebeu o Oscar de Melhor Canção Original, no filme de Alfred Hitchcock, ''The Man Who Knew Too Much (1956)''.


No final de sua carreira em 1973, o gosto do público havia mudado e sua personalidade  firmemente estabelecida que transmitia ingenuidade foi considerada como ultrapassada. Ela, em grande parte, se aposentou de atuar depois do The Doris Day Show , mas completou dois especiais de televisão, Doris Mary Anne Kappelhoff Special (1971) e Doris Day to Day (1975). Ela apareceu em um especial de John Denver TV em 1974. 

Em 1971, co-fundou Actors and Others for Animals, e apareceu em uma série de anúncios de jornal denunciando o uso de peles, ao lado de Mary Tyler Moore, Angie Dickinson e Jayne Meadows. Em 1978, Day fundou a Doris Day Pet Foundation, agora a Doris Day Animal Foundation (DDAF). Uma entidade sem fins lucrativos, o DDAF financia outras causas solidárias em todo os EUA que compartilham a missão da mesma missão; ajudar os animais e as pessoas que os amam. Para complementar a DDFA, a ativista formou a Doris Day Animal League (DDAL) em 1987, uma organização nacional de lobby sem fins lucrativos cuja missão é reduzir a dor e o sofrimento e proteger os animais através de iniciativas legislativas. A Fundação continua a operar independentemente sob a supervisão pessoal dela.

Em 1975, Day publicou sua autobiografia, Doris Day: Sua Própria História. No livro ela detalhou seus primeiros três casamentos. Depois de publicar sua autobiografia, Day se casou de novo.
Seu quarto casamento, de 14 abril de 1976 até 1981, foi a Barry Comden (30 de março de 1935 - 25 maio de 2009), que era mais ou menos uma década mais jovem. Comden foi o maître d'hôtel em um dos restaurantes favoritos dela. Sabendo de seu grande amor pelos cães, Comden,deu-lhe um saco de restos de carne e ossos quando a Doris saia do restaurante. Quando este casamento se desfez, Comden reclamou que Day se importava mais com seus "amigos animais" do que com ele.

De1985-86, Doris estrelou seu próprio programa da entrevista na televisão; "Doris Day's Best Friends", pela CBN; mas rede cancelou o programa após 26 episódios, apesar da publicidade mundial que recebeu.

Doris foi condecorada com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo Presidente George W. Bush em 2004. Na ocasião, ela disse: "Estou profundamente grata ao Presidente e ao meu país ... De Cincinnati, Ohio, pela graça de Deus, à Hollywood por  receber esse tipo de homenagem do meu país. Eu amo tanto este país!" Infelizmente, por causa de seu grande medo de voar fez com que Doris faltasse à cerimónia premiação.

O maior golpe na vida de Ms. Day veio com a morte de seu único filho, Terrence P. Jorden, aos 62 anos, vítima de melanoma em 2004. Terry Day, ou Terry Melcher era músico e produtor musical era filho do primeiro marido de Doris, Al Jorden, um trombonista que ela conheceu na Barney Rapp's Band.  Jorden, que teria sido fisicamente abusivo, cometeu suicídio em 1967 com um tiro.

Resultado de imagem para doris day and son
Doris e Terry


Hoje Ms. Day desfruta de uma vida tranquila em sua casa em Carmel Valley, Califórnia. Ela prefere ficar fora do centro das atenções, mas não é de modo algum o reclusa como os tabloides dizem a seu respeito. Há um fluxo constante de amigos que a visitam em sua casa. Ela se mantém-se ocupada cuidando de seus animais e sua linda casa e terrenos (nessa ordem), lendo e respondendo as centenas de mensagens de fãs que recebe todos os meses. Ela cuida dos assuntos da Doris Day Animal Foundation e este ano, ela está procurando trazer pessoas mais jovens a bordo de sua missão em prol da causa animal com uma campanha de mídia social que pede às pessoas para postar uma foto ou vídeo de seu animal de estimação com a hashtag #DorisBirthdayWish e a tag @ddaf_org para a sua fundação. O melhor dos envios será combinado em um cartão de aniversário digital para ela. Participe você também.

Surprise! Doris Day Celebrates Her 95th (not 93rd) Birthday — See the Exclusive Portrait

"Eu sempre soube que ganhar a vida não era a coisa mais fácil do mundo, e decidi seguir em frente da maneira mais simples quanto possível." O importante na vida é viver e amar ". - Doris Day

No site oficial você encontra tudo  sobre o trabalho da artista desde o início da carreira incluindo diversas informações sobre sua Fundação e como ser um doador. Também no site você pode adquirir um calendário 2017 com lindas fotos de Doris, com renda revertida para a causa de defesa dos direitos dos animal. Acesse.





Soul Retro

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário