Os Benefícios do Uso de Vinagre na Lavanderia

Uma solução simples e econômica para as Donas de Casa Retrô (ou não) que vão dar aquela mãozinha na hora de cuidar da lavagem de suas roupas, na limpeza e manutenção de sua grande parceira do dia a dia; a lavadora de roupas!


A máquina de lavar roupas com certeza, é um dos eletrodomésticos mais queridos pelas donas de casa (e não somente delas) tanto vintage quanto moderna.   Hoje em dia seria realmente é impensável viver sem ela!

Com uma família grande como a minha, lavo roupas 4 vezes por semana. É muita roupa suja pra lavar dia sim, dia não! Por isso minha incansável ajudante precisa estar firme e forte, já que utilizando-a tantas vezes assim, o risco de comprometer  seu bom funcionamento  pode acontecer de repente, o que é  muito comum, tanto pra quem usa muito a lavadora assim como eu, ou para as que são usadas esporadicamente. Tive esta surpresa nada agradável e fiquei aliviada quando encontrei este artigo com estas dicas ótimas para lavar roupas economizando dinheiro, sabão em pó, amaciante e pra completar, ainda deixar  minha ''amiga'' tinindo.



Para combater a formação de calcário, mofo e cheiro ruim no seu interior da máquina de lavar e mantendo portanto, seu correto funcionamento, é necessário efetuar uma manutenção adequada e uma limpeza profunda da máquina. Os manuais de instruções das lavadoras normalmente sugerem esta manutenção, a minha no caso diz para faze-la com água sanitária, ou cândida, ou Q'Boa, como preferir chama-la. O vinagre é bem menos abrasivo além do cheiro ser mais fraco não corremos o risco de acidentalmente marcharmos alguma peça de roupa que esteja por perto ou que estamos usando.

Um dos métodos naturais mais eficazes para fazer com que a máquina de lavar dure mais tempo (e sem usar produtos industrializados!), consiste em utilizar vinagre branco. O vinagre de vinho branco (melhor se destilado), além de servir para temperar e conservar alimentos, é também um ótimo produto, útil quando você for lavar a roupa.

Sim, porque ele executa admiravelmente, diversas tarefas: antes de tudo, limpa e desinfeta a máquina de lavar e elimina o mau cheiro; depois remove a sujeira e devolve o brilho às roupas e finalmente, amacia as peças e ainda evita os emaranhados.

Com tantos benefícios assim, pelo bem comum e por uma vida útil longa e próspera das nossas máquinas e roupas, vamos logo que interessa! Mãos à obra!! 

  • Limpando e desinfetando a lavadora 



Coloque meio copo de vinagre no compartimento do sabão em pó ou diretamente no cesto, e faça uma lavagem completa (com a máquina sem roupas) a uma temperatura de 90°, se possível. Se aconselha de fazer essa operação pelo menos uma vez ao mês. Se você deseja aumentar a eficácia do vinagre, pode adicionar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio que também é excelente e tem diversos benefícios para ser usados nos cuidados diários do nosso lar doce lar. 
Para evitar, além disso, problemas como mofo, é preciso lembrar de deixar a tampa da máquina aberta (por algumas horas) no final de cada lavagem: desse modo será possível eliminar toda a umidade.


  •  Devolvendo o brilho às roupas 


Se as suas roupas (tanto as brancas quanto as coloridas) se tornaram amareladas ou com as cores apagadas, saiba que você pode devolver à elas o brilho perdido, de maneira totalmente natural: será suficiente que você coloque dentro da máquina de lavar roupas, um recipiente com 350 ml de vinagre branco. Em seguida, coloque o sabão em pó no seu próprio compartimento, na dosagem necessária para a quantidade de roupas que você colocou na máquina, e pronto! É só selecionar o programa de lavagem, ligar a máquina e esperar para ver as suas roupas brilhando outra vez!


  •  Cores mais intensas


Quando você tiver terminado o terceiro ponto irá notar na hora, que as roupas coloridas e também as roupas pretas, sairão da máquina com as cores reavivadas e mais intensas, enquanto que as roupas brancas aparecerão super brancas e luminosas. Mas não acaba aqui não: o vinagre, além de incrivelmente, não deixar nenhum tipo de odor, é também capaz de ressaltar de maneira considerável o perfume agradável das roupas recém lavadas. Tudo o que você precisa fazer é acabar com a barreira mental que separa a opção de usar o amaciante e a opção de usar o vinagre! (E lembre-se que o amaciante, principalmente os densos, são os maiores responsáveis pelos resíduos que se formam dentro da sua máquina de lavar.)

  • Use como amaciante




Outra dica de uso para o vinagre na lavagem de suas roupas é usa-lo como amaciante. Sim você leu corretamente!
Em vez do usual amaciante você pode substituir por vinagre branco que  encontra-se facilmente em qualquer supermercado, desta maneira você economizará um dinheirinho e, ao mesmo tempo, manterá sua ''ajudante'' preciosa livre de resíduos. O vinagre, na verdade, é capaz de eliminar qualquer resíduo de calcário ou excesso de detergente que penetram nos tecidos, devolvendo às roupas a sua maciez natural.

Para este fim, é necessário inserir no compartimento do amaciante, aproximadamente 700 ml de vinagre diluído em mais ou menos, 300 ml de água, e em seguida colocar a dosagem habitual de sabão em pó. Neste ponto você pode prosseguir com a lavagem que costuma fazer: e conferir o resultado. Caso sua máquina não comporte essa quantidade de líquido no compartimento destinado ao amaciante e não seja de abertura frontal (este é o meu caso), você pode adiciona-lo assim que ela entrar no ciclo de enxague/função amaciante.
Gostaram da dica? Vi este artigo em um site (fiz pequenas edições que não comprometem o conteúdo, só pra dar meu toque pessoal) bem bacana que vou deixar o link logo abaixo para vocês amigas donas de casa e porque não, meus amigos donos de casa, ajudantes do lar e maridões que dão aquele força na hora de efetuar as tarefas do lar e para todos que amam o cheirinho de roupa limpa e macia.

''Minhas considerações finais; afinal como dona de casa devo dar meu pitaco profissional, digo, por experiência.'' 😉 


A eterna musa Miss Monroe em um momento housewife em Clash by Night (1952)

No início do primeiro tópico diz pra colocar meio copo de vinagre para limpeza da máquina. Sinceramente? Eu acho pouco, já que os fabricantes recomendam 1 litro de água sanitária para o nível máximo de água. Portanto cabe a você mulher prendada utilizar de seu bom ''olhômetro''  e adequar a quantia satisfatória para limpar seu eletrodoméstico de cada dia, bendito seja ele!! (risos). A mesma coisa vale para o bicarbonato, mas cuidado! Não exagere!! 

Os 700 ml para usar como amaciante também acho que pode ser alterado conforme a quantidade de roupas e nível de água que sua lavadora usa para efetuar o enxague. Fica a dica, caso queira fazer sua própria dosagem do vinagre como amaciante.

  Adequei as medidas e testei a dica de limpeza da lavadora. Realmente funciona!

Bjoks com batom vermelho da sua amiga do lar e até o próximo post.
**Quem sabe até lá já terei recebido a visita da Dona Cegonha, falta muito pouco...

Donna Pepper





Este artigo foi editado sem alteração das informações, incluindo apenas algumas correções do texto e postado novamente.  O artigo foi publicado pela primeira vez em 19/09/17 com o título; Dica do Dia: Vinagre na Lavanderia!

**PS: Owmm, eu estava prestes a ter meu bebê, fiquei emocionada e não deletei a frase 😊 .
Hoje ele está com quase 6 meses, completa no dia 15 que por acaso é o meu bday 😉.




Referencia  aqui.

Soul Retro

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

4 comentários:

  1. Uau! Adorei a dica e vou testar e comentar aqui logo mais ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão bom qdo encontramos algo simples e barato p/ facilitar nossas tarefas do dia a dia não é mesmo? Como eu disse, testei o vinagre p/ limpar a máquina e gostei mto, pra tirar odor mal o vinagre funciona mto bem tbm, inclusive é comum usar no banho de pets, p/ que eles não fiquem com aquele cheirinho de cachorro molhado, rs.
      Combinado então, fico esperando o resultado do teu teste, bjs e até mais.

      Excluir
  2. Amei! Vou dar as dicas para minha irmã e para minha mãe.
    E parabéns pelo filhote, tudo de bom muita saúde para ele ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigada por sua visita Iohana, fico feliz que tenha gostado das dicas e deixado uma comentário, é mto importante p/ mim saber o que vcs leitores estão achando das postagens. Com certeza sua mãe e irmã tbm irão aprovar as dicas pq funcionam de vdd e na hora de cuidar da limpeza toda ajuda é super bem vinda não é vdd? :-bd Bjos p/ ti, p/ sua mãe e irmã. Ah, meu filhote tá lindão, amanhã completa 6 meses de gostosura. =D7

      Excluir