Geleia Caseira de Pimenta Dedo de Moça

“Se a vida lhe der pimentas, junte água com açúcar e faça uma geleia!” 

Hello spyce ladies ... ( and gentlemen) !!

Pra quem não dispensa um toque apimentado à mesa, quero compartilhar com vocês uma receitinha muito simples, porém gostosa, usando pimenta. Se você também é um ''pepperholic'', não deixe de preparar essa receita. Esqueça aquelas geleias industrializadas com gosto amargo de pectina artificial e conservantes, que acaba sendo um verdadeiro estraga paladar e vamos pra cozinha! Garanto que não irão se arrepender e nunca mais vão querer provar outras além da boa e ''vintage'' (por que velha é a nossa mania de querer tudo pronto!!) geleia caseira de pimenta vermelha.



Muito versátil, a geleia pimenta pode ser saboreada desde a entrada à sobremesa, como acompanhamento ou incorporada ao preparo, dando aquele toque especial aos seus de pratos. Ela promove uma combinação perfeita para carnes assadas, recheios doces ou salgados, queijos, pães e canapés, como calda de sorvete e até coquetéis! 
Que maravilha não? Deu até água na boca! Então, vamos à receita.

Você vai precisar de:

✔ 10 pimentas (aprox.) dedo de moça (picadas e sem sementes)
     * escolha pimentas grandes e firmes

✔ 3 dentes de alho 
     * bem picados

✔ 3 xícaras de açúcar
     * de preferencia, açúcar cristal

✔ 1 xícara de vinagre de maça de boa qualidade 
     * use vinagre orgânico ou suco de limão que contém pectina natural (na minha receita usei vinagre)

✔ 1 xícara de água
    * temperatura ambiente

✔ 1 maça ( batida ou processada com casca)
    * eu usei a maça fuji que é mais ácida e firma

Numa panela, misture todos os e leve ao fogo brando por aproximadamente 40 minutos ou até dar ponto de geleia. Mexa de vez em quando para não encrostar no fundo e queimar nas laterais da panela.
Esta receita rende cerca de 300gr.















Como saber o  ponto ideal da minha geleia caseira?


É simples. Retire um bocadinho de geleia da panela - uma colher de sopa é suficiente - coloque em um prato limpo e seco, passe o dedo - cuidado para não se queimar, deixe esfriar um pouquinho - riscando a geleia ao meio; observe. Se a mistura se unir novamente, ela precisa de mais tempo de cozimento, se o risco se manter limpo, sua geleia estará pronta. Dai, é só colocar um pouco na geladeira, esperar alguns minutos e verificar se a consistência está do seu gosto.
Se você tem um termômetro culinário, pode verificar a temperatura, que deve estar entre 102 a 105°C,  ideal para obter o ponto de geleia.

Não apresse as coisas!!
Para que sua geleia caseira fique com uma boa consistência, não use fogo alto nunca, combinado? Isso vai fazer com que o açúcar se transforme rapidamente em caramelo ou mesmo queime por causa da ação da pectina que potencializa essa reação e o resultado vai ser uma ''geleia pegajosa'' ou até mesmo endurecida e/ou cristalizada, sem sabor e difícil de engolir! Vá devagar, sem pressa, aprecie o momento.

Chegou a hora de envasar!

Amo essa imagem ilustração!! Tenho um relógio de parede com ela.

Sabe aquele vidro de conserva que você não jogou fora porque sabia que poderia precisar dele pra alguma coisa e mantem guardado em algum lugar do seu armário há tanto tempo que nem se lembra mais? Pois bem, chegou a hora de usa-lo! Mas primeiro vamos esteriliza-lo de forma adequada para que sua geleia não estrague antes do tempo. 

Coloque um pano limpo no fundo de uma panela e disponha os vidros e tampas (para tampas de plástico lave bem e escalde, mas não ferva!) e cubra com água até que fiquem submersos. Ferva os vidros por 15 minutos e então, retire-os com uma pinça da panela, dispondo de ponta cabeça sobre um recipiente de metal ( pode ser uma assadeira também bem esterilizada).

Além disso você também pode colocar seus vidros em uma assadeira e levar ao forno a 200 °C por cerca de 10 minutos. Retirar, envasar e tampar com os vidros ainda quentes.

Quando os vidros secarem coloque a geleia ainda quente, tampe e leve novamente à panela. Cubra com água quente e deixe ferver por 15 minutos. Retire e aguarde esfriar em temperatura ambiente. Seguindo essas dicas de envase a validade será de pelo menos 6 meses e quando aberta, até 15 dias sob refrigeração.

Caso queira deixar o seu pote de geleia com aquele visual fofo de conserva tipicamente retrô, forre a tampa usando tecido xadrez vermelho. Vai ficar tão charmoso que você pode até dar de presente à uma pessoa especial, e presente exclusivo!! Feito por você! Até quem não gosta de pimenta iria amar um mimo desses!  Veja algumas ideias de decoração pra se inspirar.


Gostaram da sugestão? Espero que sim! Essa geleia vai surpreender seus convidados, faça e aproveite! Não se esqueçam de compartilhar este post. Deixe seu comentário como foi a sua experiencia como masterchef das geleia (risos). 

No próximo post de gordices; ''Rabanadas a minha maneira!'' (risos). Não percam mas essa receita testada e aprovada por mim e por minha galerinha.
Beijos doces e apimentados
💋


 Quer saber  o grau de ardência de cada tipo de 🌶️. Clique aqui.

Donna Pepper

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário