Hedy Lamarr – Encantando e Conectando o Mundo



Hoje quero apresentar para você uma musa austríaca, que graças a ela você está lendo esse artigo: Hedwig Eva Maria Kiesler – ou, para Hollywood, apenas: Hedy Lamarr. Mas o que tem a ver essa bela mulher, que já foi par do galã Clark Gable e citada no nosso artigo "Especial Clark Gable - Cafageste, Másculo e Sedutor!", com a gratidão que expressei?




O leitor que a conhece deve tê-la visto em filmes épicos dos anos 30, 40 e 50; e, como eu, deve ter se apaixonado por ela na sua interpretação mais célebre: Dalila em Samson and Delilah (1949). Mas há uma curiosidade pra lá de supimpa que raríssimos fãs dela sabem:
SIM... Ela criou o sistema de Wi-Fi! Claro que não nos moldes que temos hoje, com os megabites de dados enviados e recebidos em todo lugar onde vamos e com senhas e nomes de rede. Vou explicar melhor.


Sabe esses celulares gigantes que vemos nos filmes de guerra ou nos vídeos antigos? Pois é, o sistema dela serviu de base para eles. Já havia sido descoberto, anos antes, a possibilidade de difundir as ondas de rádio de um ponto a outro, entretanto, a nossa musa inventora criou nos idos de 1940 um sofisticado aparelho de interferência e controle em rádio para despistar radares nazistas. Basicamente o Wi-Fi trabalha dessa forma; você tem controle sobre o sinal emitido pelas ondas do seu modem.


Infelizmente, mesmo ela tendo patenteado a tecnologia não tinha a eficácia que prometia. Porém, em 1962 os EUA a aperfeiçoaram em Cuba. Uma pena que já havia expirado a patente do protótipo de Hedy Lamarr. Mas em 1997, uma empresa que desenvolveu o que temos mais parecido com o Wi-Fi e dos sinais CDMA (que vemos nos celulares dos anos 2000), concedeu 51% dos direitos à Lamarr. 

Apesar de ter patenteado a ideia de uma frequência que fosse variável no percurso entre emissor e receptor, não ganhou dinheiro com isto. Em 1997 recebeu do Governo dos Estados Unidos menção honrosa "por abrir novos caminhos nas fronteiras da eletrônica".¹



Bom, agora já sabem porque da minha eterna gratidão à nossa musa Hedy Lamarr que não só encantou o mundo com sua beleza e atuação, mas conectou o mundo com sua genialidade e inteligência. 


-- 

Fonte:
¹ Filho, Regis (outubro de 1997). «Atriz é mãe do telefone celular». São Paulo: Abril. revista Superinteressante ano 11 (10): 
pág. 84.

Edit 1 -

Só relembrando que a talentosa Hedy, faria 104 neste mês. Nascida sob o signo de escorpião em 09 de novembro de 1940, à pedido dela, suas cinzas foram espalhadas nos Bosques de Viena na Áustria. Hedy Lammar faleceu em 19 de janeiro de 2000 aos 86 anos.

I.R.A

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário